terça-feira, novembro 4

Porque, afinal, a Gasolina vai aumentar se o preço do petróleo está em baixa?

Você também fica sem entender porque aumentar a Gasolina? Leia o texto e talvez, entendas...
A campanha acabou a 9 dias apenas, mas nunca o que foi dito durante ela parece tão nítido: a Petrobrás vive sim dificuldades, as quais foram apontadas por Aécio Neves ( PSDB ) e negadas veementemente por parte de Dilma Rousseff ( PT ). Ao que parece, o Senador Mineiro estava com razão, ou ao menos, mais certo sobre o assunto do que a recém re-eleita presidente. Eu explico...

Todos que acompanham mais a miúde o noticiário econômico sabiam, a muito tempo, que a Petrobrás estava tendo alto prejuízos com o refino do petróleo. A empresa produz petróleo, o que é importante - é claro - em quantidade quase que suficiente para atender a demanda nacional, mas não tem onde refiná-lo. Sendo assim tem que enviá-lo para o exterior para ser refinado e trazê-lo para comercializar em nosso território. Acontece que os preços no mercado internacional são mais altos e isso gera custo que a Petrobrás não foi autorizada a repassar para o consumidor. Inicialmente, o amigo pode pensar: "que bom, o Governo fez o certo". Será mesmo? Como dava prejuízo, a empresa precisou endividar-se para cobrir a diferença. Sendo assim, o que foi bom em um primeiro momento torna-se um desastre mais à frente.

Acontece que, agora que foi re-eleita, Dilma tem que enfrentar o problema e enquanto escrevo este post, pode estar sendo decidido o montante do aumento da Gasolina ( e também do Diesel ). Acontece que entre Agosto e Novembro, o custo do refino caiu e segundo alguns especialistas já esteja saindo mais barato refinar no exterior do que no Brasil ( parece loucura isso, não? ). Mas se isso for verdade, porque - então - aumentar o preço da Gasolina?

Lembram que eu citei endividamento? Pois bem, o custo disso é a longo prazo e um eventual lucro auferido agora não serve para cobrir o rombo que aconteceu ao longo de 2 anos. Sendo assim, mesmo que agora estejamos com saldo na conta do refino, teremos um aumento do preço, porque a empresa precisa de recursos para cobrir o rombo anterior. Entendeu? Não?

Como tentativa de explicar esse assunto ( complicado de entender realmente ), deixo esta matéria do Site do Estadão. Espero poder ajudar. Por fim um dado extra: o aumento da Gasolina e Diesel vão gerar mais pressão inflacionária. E a inflação já está alta, com previsão de ficar acima do Teto da Meta, que é de 6,5%... ou seja, iremos pagar mais caro agora por um erro do passado e iremos mais a frente de novo, porque com mais inflação a tendência é que tenhamos outro aumento. É, eu sei que é complicado. E, pior, caro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário