sábado, julho 25

E eis aquilo que poderia ficar pior, realmente ficou: Governo vai conseguir rebaixar as notas de rating do Brasil

Nem em sonhos o PIB vai crescer isso tudo Dilma...
Eu realmente adoraria poder trazer, ao menos, uma boa notícia sobre o Governo Dilma, mas simplesmente é impossível fazer isso. Depois das pedaladas fiscais, do aumento exorbitante da energia elétrica, do aumento ( dos já altos ) juros, da disparada da inflação, da Lava-Jato, dos cortes na Saúde e na Educação... enfim, são tantos os erros absurdos que fica até complicado destacar o pior. Mas Dilma e o PT estão ai para superar TUDO o que possa ser superado em termos de incompetência, ineficácia e - porque não - senso do ridículo. Antes de prosseguir uma lembrança importante: TUDO o que Dilma agora faz ( ou não consegue fazer ) ela atribuía a Aécio Neves. Disso todos lembram, é claro, mas o interessante é outra coisa: os petralhas agora tentam fazer pegar a tese de que estaria assim com Aécio Presidente. É mesmo é? Tenho sérias dúvidas, até porque as coisas com Dilma já estavam ruins desde 2013... mas é típico dos petistas: justificar sua ruindade atacando os outros. Asquerosos são assim.

Qual é busilis de agora? Desde que o Plano Real foi implementado por Fernando Henrique Cardoso quando Ministro de Itamar Franco que existem pilares centrais da Economia: controle dos gastos, meta de inflação e superávit primário. Nem sempre os Governos conseguiram, mas sempre que as 3 coisas estiveram equilibradas a economia agradeceu. Nos últimos anos, desde 2009, os pilares vem sendo negligenciados. Sim, desde 2009 que a situação da economia vem deteriorando-se, mesmo que em 2010 tenhamos crescido muito. Acontece que aquele crescimento foi altamente artificial e seus efeitos estão sendo sentidos até agora, uma vez que impulsionou a explosão do endividamento interno ( voltarei neste tema durante a semana ), que agora exige muito mais recursos para pagamento de juros. Mas é claro que não é só isso.

O PT não fez o que deveria ter sido feito quando a economia estava em bom ritmo: reformas. Primeiro uma fiscal, depois uma tributária e na sequencia a da Previdência. Como estava nadando de braçadas ( com popularidade sempre acima de 60% ) o partido resolveu ignorar o que era melhor pro Brasil e fazer o que era melhor pro partido. Porque, afinal de contas, comprar briga com sindicalistas e perder pontos consideráveis de popularidade se a re-eleição de Dilma era certa? Pois é, pro Brasil foi péssimo mas para o PT não. 

Dilma foi re-eleita prometendo que tudo seguiria como antes, só que ela sabia que isso era simplesmente impossível. Ela e seu Ministro da Fazenda, Guido Mantega, teriam que tomar medidas que agora o Governo faz no fim de 2013. Ainda não foi feito cálculo, mas esse atraso custou muitos milhões ( quiçá bilhões ) ao Brasil. Dinheiro que agora está faltando nos cofres públicos e que o Governo vai buscar, adivinha aonde. Sim no bolso do brasileiro, seja com aumento dos imposto ou confisco de direitos ( como reter o PIS/PASEP ). 

No fim do ano passado Dilma e o novo Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, anunciaram um pacote para recolocar a economia nos trilhos. Detalhe: se era preciso recolocar significa que foi tirado dos trilhos por alguém, não é mesmo? O pacote previa, dentre outras coisa, um Superávit Primário de 1,1% do PIB ( Produto Interno Bruto ), o que já seria muito considerado a 2014 quando não houve superávit algum. Cortou direitos trabalhistas ( a vaca tossiu, lembram? ), mexeu na pensão, aumentou impostos, cortou na educação e na saúde. E, seis meses depois o Governo vai reduzir a meta para meros 0,15% ( uma diminuição de espantosos 86% ). 

E mesmo assim, para conseguir atingir tal marca, será necessário um corte entre 8 e 9 bilhões de reais. Acontece que em reais, 0,15% do PIB equivalem a 8,5 bilhões de reais. Sim, isso mesmo que você leu: para conseguir realizar uma economia pífia será necessário cortar mais no orçamento. Em outras palavras: o Governo não economizou nada em 2015. Equivale ainda dizer que aquela meta era simplesmente para enganar o mercado. E é ai que está o problema.

Só que o Mercado não é cego: ficou claro para todos a falta de compromisso do Governo com a solidez da economia. Como resultado o dólar disparou e a bolsa caiu. E as Agencias Classificadoras de Risco muito provavelmente irão cortar a nota do Brasil, que poderá sair de Grau de Investimento para Risco de Investimento. E o que isso geraria? Simples: juros mais altos, menos investimentos, recessão, desemprego... O Governo brinca com fogo e quem vai se queimar serão os brasileiros.

Como se isso fosse pouco, com mais cortes a arrecadação vai cair um pouco mais e isso resultará em mais cortes, mais recessão... enfim, este é o segundo Governo Dilma, que venceu uma eleição apertada mas não sabe para o que. E o Brasil vai pagar muito caro por isso. O que vemos agora é apenas a ponta do iceberg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário