quarta-feira, março 29

Amazon quis zoar João Dória e ele reverteu conseguindo muitas doações para São Paulo

Este texto não é recomendado pessoas que não gostem do Prefeito de São Paulo João Dória ou do partido dele. Estejam avisados...

Sabe-se lá porque, alguma mente (nada) brilhante na equipe de marketing da Amazon - uma das gigantes nas vendas eletrônicas mundial, resolveu fazer este vídeo promocional tirando uma lasquinha no Prefeito João Dória. Veja o vídeo e eu volto depois


A oposição ao Prefeito procura uma forma de conseguir atingi-lo, mas até agora ele só cresce e agrada a população da maior cidade do país. Ele, por assim dizer, consegue o que Lula queria que acontecesse com Fernando Haddad, o antecessor de Dória. Deu tão errado que hoje Haddad teria dificuldades de ser eleito Deputado Estadual. Pois bem, uma das bandeiras do esquerdismo tem sido a forma como Dória encarou as pichações em São Paulo: pintando muros e mais muros de cinza. Segundo seus detratores isso deixou a cidade mais feia. Eis que Dória já conseguiu trocar os rabiscos por painéis mais úteis e bonitos. E com o apoio da população, para desespero da esquerda.  O vídeo acima vai como uma crítica ao plano do Prefeito e deve, arrisco dizer, ter sido feito por um profissional de marketing esquerdista. Agora vejam a resposta do Prefeito:


Rapidamente, após esta resposta, uma grande quantidade de empresas apareceram no perfil de Dória no Twitter e procuraram a Prefeitura para realizarem doações espontâneas para a cidade. Claro e evidente que elas procuraram aproveitar a deixa pela Amazon, mas quem saiu ganhando foi a cidade. Ganha porque recebe material de qualidade e poupa os cofres públicos que pode usar estes recursos em outras áreas. Veja o vídeo das doações:


Por fim, restou a Amazon também realizar uma doação e fazer realizar um outro vídeo... mas o estrago já estava feito:


João Dória tem deixado a todos sem reação com sua postura autêntica e surpreendentemente ágil, conseguido mais e mais apoios não apenas entre as empresas, mas entre os empresários, que viram boas chances de lucrarem popularidade para suas empresas num momento de crise de honestidade.

Sendo assim tão bom e com sacadas geniais como essas, João Dória ainda acaba sendo eleito Presidente por ser tão diferente quanto os... políticos!!!

Um texto explicativo sobre se há ou não deficit na Previdência Social

Afinal de contas: existe ou não déficit na Previdência Social?
O Brasil tem sérios problemas. Alguns deles insolúveis, vide a corrupção. Desde 1998 que tenta-se realizar uma Reforma no sistema Previdenciário, mas jamais conseguimos. Eu sou do time que acredita que até hoje só tivemos remendos - mal feitos - no sistema. Nenhum sistema previdenciário se sustenta no longo prazo sem atualizar suas regras de acordo com 3 parâmetros: expectativa de vida, quantidade de contribuintes e cortes de benesses que - com o tempo - perderam o sentido. 

Acontece que no Brasil as pessoas querem reformar é ampliando os problemas do sistema. Não termos até hoje idade mínima é um crime gravíssimo que leva pelo ralo dinheiro de todos, permitindo que pessoas possam - em um país pobre - se aposentar aos 55 anos ( ou 50 dependendo da função. Como dado, deixo que hoje 56% das aposentadorias são "especiais". Tem algo de muito errado quando mais da metade das pessoas se aposentam de forma "especial", que deveria ser - como o próprio nome diz - casos específicos. 

A questão também gira se existe ou não Déficit na Previdência. Quem é de esquerda crava que é mentira - sem apontar um único número - e maldade dos Governantes para prejudicar os mais pobres. Esquecem-se de que Lula e Dilma falaram em seus Governos de forma aberta sobre o tema. Mas agora, subitamente, os dois sofrem de amnésia e negam que tal "fenômeno" exista. Paciência... 

Neste sentido, trago um texto que li hoje a tarde e gostei bastante, escrito por Gesner Oliveira.: Não acredite no superávit da Previdência, é uma balela. Boa leitura.

Brasil está na Copa com três rodadas de antecipação...

Neymar segue fazendo seus golaços e o time da CBF vai para mais uma Copa...
No texto anterior a este eu falei de como a CBF - Casa Bandida do Futebol - segue matando o futebol brasileiro depois do maior vexame da história do futebol mundial, não apenas das Copas. Sei que alguns talvez confundam o futebol brasileiro - com campeonatos deficitários, gramados horríveis e com clubes quebrados - com a "seleção", que eu chamo a muito tempo de time da CBF. São, acreditem, coisas diferentes. E a CBF só se preocupa em manter a Seleção em alta, os clubes que se explodam. Se nenhum deles ganhar nada em 20 anos, mas a Seleção seguir rendendo alto em amistosos para os cofres da entidade, tudo beleza.

Qualquer pessoa com o mínimo de capacidade classifica o Brasil para uma Copa. Se Dunga o fez, qualquer um fará. Vá lá que com Dunga a classificação aqui seria outra, mas alguém realmente acredita que estaríamos piores do que a Argentina hoje? Duvido, talvez empatados com ela. A diferença que Tite fez apenas mostra o quão errada e desastrada foi a resposta do então presidente da CBF, José Maria Marin, diante do descalabro do Mineiraço ( o inesquecível 7x1 ).

Tite não é mágico, mas tem feito coisas ótimas com o time. Discordo, acreditem, de Paulinho como titular e tenho meus motivos e não vejo Fagner como jogador para a lateral direita de uma seleção, mas negar que Tite mudou da água para o vinho não é possível, por mais anti-corinthiano que a pessoa seja. Ele fez o time de Dunga parecer uma equipe de várzea comparado com um Real Madrid da vida. E as peças, por mais incrível que pareça, são praticamente as mesmas. Mas o time comandado por Adenor funciona, joga bem e até dá espetáculo. E vence, que é sempre o mais importante é claro.

Vencer 8 partidas seguidas é um recorde. Praticamente não ter tomado gols é outro ainda mais importante feito deste time. Ter um Neymar deitando e rolando era o que todos queríamos, mas nunca tínhamos visto no time amarelo. Uma defesa sólida, com um meio campo eficiente ( acho que pode ficar melhor com troca de peças ) e um ataque que funciona. Dunga deve estar em tempo de quebrar a casa toda só de inveja, seu maior mal.

Aqui, contudo, começam os problemas. Ou podem começar. Em 2005 depois de um 4x1 na Argentina pela inútil Copa das Confederações, Parreira aceitou todo tipo de pressão para escalar jogadores farreiros e que não estavam nem ai para jogar bola. Em 2009 Dunga usou a mesma competição para fechar um grupo horroroso em detrimento do talento de Ganso e Neymar. Em 2013 como esquecer o mal que fez os 3x0 na Espanha, já decadente, no Maracanã antes da Copa? Não teremos Copa das Confederações este ano para jogar, mas espero que Tite e sua trupe não fechem o elenco antes da hora. Pois sempre aparece alguém jogando o fino da bola no ano da Copa e alguém que estava bem cai demais de rendimento.

Espero que, ao contrário de seus 3 antecessores, Tite não cometa este erro. E leve os melhores. Afinal, foi assim que ele conseguiu vencer 9 partidas em 9 que comandou o time da CBF. E agora já pode pensar em como montar a lista de 23 para tentar o Hexa na Rússia. Mas mesmo que o título venha, ele - nem nada - jamais apagará o 7x1, Porque este meus amigos, é eterno.

terça-feira, março 28

CBF segue matando o futebol brasileiro, com o silêncio calhorda dos Clubes

Imagem que jamais esqueceremos porque a CBF só pensa em si própria...
08 de Julho de 2014. Todo brasileiro, goste de futebol ou não, jamais esquecerá este dia. Se por ventura não associar o dia ao evento, sempre que citarem Alemanha à fatídica data ai não terá erro: a maior humilhação da história das Copas. Pior ainda, foi a maior de toda a história do futebol mundial. Nada jamais será pior do que sediar uma Copa e tomar 7x1 ( fora o baile ) numa semifinal. Jamais, nunca, em momento algum isso será superado.

Em um país sério, um resultado assim teria dado início a uma revolução. Dirigentes teriam vergonha na cara e saído dos seus cargos, planos teriam arquitetados e um deles teria sido posto em prática. Mas aqui é o Brasil e a resposta da CBF foi nomear Dunga(!!!) técnico da seleção, depois dele ter jogado fora uma Copa por teimosia e falta de conhecimento mínimo de futebol. Além disso, foi eleito para o cargo de Presidente Marco Polo Del Nero, apenas mais do mesmo. Um presidente que nem mesmo pode sair do país porque será preso pelo FBI!!!

Absurdo? Sim, claro. Mas diante do país onde um ex-presidente envolvido em toda sorte de corrupção é o líder das pesquisas presidenciais... voltemos ao futebol: como eu li no site Trivela o Brasil tem a CBF que merece. E eis que esta semana, veio o que eu chamo de a cereja no bolo: foi aprovado e posto em prática o novo Estatuto da CBF. Alguém desavisado pode achar isso bom, mas não é: ele apenas reforça o poder das inúteis Federações Estaduais e, claro, o da própria CBF. As Federações corriam o risco de perderem espaço com as exigências da Lei do Profut, que obrigava que os times da Série B - e não apenas os da Série A - tivessem direito a voto nas Assembleias da entidade. Como seriam 40 contra 27 Federações, caso quisessem poderiam escantear as Federações e tomarem o poder. Mas estamos no Brasil...

A CBF - Casa Bandida do Futebol segundo Juca Kfouri - com a inacreditável complacência dos Clubes, colocou que as Federações terão peso 3 em seus votos, com os clubes ficando com peso 2 e 1 respectivamente entre Série A e B. É surreal porque, mesmo somados os clubes terão menos votos ( 60 ) do que as Federações ( 81 ). Assim os mesmos se perpetuarão no poder e...


Não sei se o amigo percebeu, mas ano que vem tem Copa do Mundo e seguimos tendo jogos entre Fevereiro e Dezembro e... teremos que parar outra vez o campeonato durante a Copa. como tem sido desde muito tempo. Somos o único país a fazer isso dentre os grandes ( vá lá que a Argentina também, mas eles que se explodam não é mesmo? ). E quem serão os maiores prejudicados em 2018? Os Clubes, é claro. Mas até agora nenhum deles disse NADA. E nem vão dizer, infelizmente. Ah, como se fosse pouco, a CBF manteve a cláusula de barreira que impõe que quem deseje ser candidato consiga o apoio de 8 Federações e 5 Clubes, mesmo tendo mais Clubes do que... Federações!!!

Em suma: NADA mudou no futebol brasileiro depois do 7x1. NADA. E nem temos perspectivas de mudar. Nem mesmo outro - e agora improvável - 7x1 será capaz de fazer com as pessoas que cuidam(???) do nosso futebol saiam da inércia. Marco Polo Del Nero ( que ironicamente tem nome de um viajante muito famoso, além de um louco imperador romano ) não sai é de jeito nenhum mesmo... A CBF se preocupa é se a Seleção dá lucro e mesmo com o vexame segue quem pague para tê-la e vê-la.

domingo, março 26

Salgueiro bate o Central e garante o primeiro lugar no Hexagonal

Classificação do Hexagonal: Salgueiro é o primeiro faltando duas rodadas

Ano após ano o Salgueiro Atlético Clube está surpreendendo a todos. Hoje ao vencer o Central em Caruaru garantiu o primeiro lugar geral do Hexagonal ( que eu me recuso a chamar de "do título" ). Mesmo que Santa Cruz e Sport, que demitiu Daniel Paulista após o empate cotra o tricolor, ainda possam chegar aos mesmos 19 pontos do nosso Carcará, ele somente somariam 5 vitórias enquanto que nosso time tem 6.

Um feito e tanto, merecedor de louros. Diversos times fora do trio de ferro tentaram e jamais conseguiram isso. Nada está ganho, é claro, mas o time tem chances reais de voltar a final do campeonato uma vez que decidirá em casa contra qualquer time. Até mesmo numa eventual final.

Nada está ganho, é preciso pontuar. Mas também podemos curtir o momento. O que resta agora é seguir mantendo o ritmo e buscar superar mais e mais os objetivos. Sinto que bons ventos seguirão soprando em favor do Carcará. E a propósito: está mais do que na hora da torcida comparecer ao Salgueirão. O time tem feito, e muito, por merecer.S

Com novo Gestor, Diretoria de Trânsito inicia Operação Lei Seca

Ações serão intensificadas segundo Almir Ferreira, o Diretor de Trânsito
Foi em Março de 2009 que o ex-prefeito Marcones Libório ( PSB ) anunciou com pompa e circunstância a Municipalização do Trânsito. Quem viu aquelas ações iniciais pensou que tudo correria bem e a cidade ficaria bem servida no Trânsito, mas com o passar dos meses ficou claro que aquilo era "fogo de palha". Eis que 8 anos depois, a gestão Clebel Cordeiro começa as ações no setor praticamente do zero. 

Aumir Ferreira Alves, (Almir Agente),  53 anos de idade, ex-vereador de Salgueiro, Comissário Especial Aposentado de Policia Civil-PE, assume a Diretoria em substituição à João Carlos Cruz e Silva. E o mesmo deixa claro que as ações serão intensificadas, buscando soluções para os problemas que são antigos. Para começar a DTTRANS realizou a Operação Lei Seca, que ao todo notificou 42 motoristas.

A Diretoria trabalha com o envio de dois Projeto de Lei para ordenamento do trânsito da cidade ainda este ano, buscando efetivamente ter controle sobre o trânsito da cidade. Um Projeto tratará da Zona Azul e o outro com relação às vans, moto-táxi, táxi, caminhões e veículos de passeio. A ideia é promover um debate amplo sobre o assunto. Almir citou ainda que a estrutura recebida é mínima e demanda melhorias. Dois dos 12 Agentes estão de saída por terem passado em concursos recentemente. 

É desejo de todos que as ações sejam ágeis e que possam organizar o nosso trânsito, que ficou a pé neste oito anos. Competência para gerir Almir tem de sobra, agora é por a mão na massa, porque a cidade não pode ficar com está atualmente.

sábado, março 25

Lula segue sendo o mesmo de sempre e ataca Lava Jato em Seminário do Partido

Lula realmente acha que é o brasileiro mais honesto...
O PT realiza um seminário interno. Até ai, poderia ser apenas mais um, mas não é: este tem por objetivo criticar ferozmente a Operação Lava Jato e seus autores. Em uma Democracia plena - e nós não somos - pessoas que se dispusessem a fazer isso seriam extirpadas do meio político, naturalmente. Como é o Brasil, corre-se o risco de que vejamos Lula de volta na Presidência. Eu não consigo dimensionar o quanto acho asqueroso esse seminário, realizado pelo partido que é o cerne de todos os atos investigados pela Lava Jato. É como se as raposas se reunissem para destituir o cachorro que protege o galinheiro. Para dizer o mínimo.

Lula, o primeiro e único, acha realmente que a Lava Jato é um mal para o país e não o contrário como pensam a maioria dos brasileiros. Aqui abro um parenteses: apenas culpados perseguem ações da justiça. Ele, como um ser ungido por Deus ( dia desses ele se colocou como se fosse o próprio criador do Universo em depoimento ), acredita ter uma missão messiânica e que ninguém pode opor-se a ele nisso, que fazer isso seria um pecado mortal e punido com a morte. Sorte nossa que numa Democracia - mesmo que incipiente - políticos corruptos não podem mandar para a forca quem resiste a eles. Ainda bem, mas se dependesse da vontade da cúpula petista...

Pois bem, eu li um texto de Josias de Souza que é perfeito sobre o Seminário: Lula tem razão o PT mudou a Historia do pais. Ele resume de forma clara o que representa o PT fazendo um Seminário contra a Lava Jato e Lula autonomear-se o mais honesto de todos nós. Logo agora que as delações da Odebrecht não apenas confirmam, mas deixam de forma inequívoca como davam-se as negociações com a empresa, que vai desde compra de horário de TV até pagamento de contas adicionais dos políticos. Preciso pontuar, é claro, que não só do PT, mas a maioria envolvia o partido e seus dirigentes. E ademais quem estava no Planalto era o PT e portanto poderia ter-se negado a isso, o que não fez.

Por isso é asqueroso que o partido ouse fazer um Seminário para agredir a Operação da qual é o principal alvo. Ainda mais quando Lula e Dilma diziam que só com eles no poder é que "houve" liberdade para investigações. E ai eu te pergunto: se isso fosse verdade, porque agora reclamar do resultado de uma ação do próprio partido?

sábado, março 18

Chuck Berry morre aos 90 anos

Astros do rock costumam morrer cedo. Existe até uma data cabal: 27 anos. Hoje um astro morreu muito depois disso, ao nos deixar com 90 anos. Seu nome? Chuck Berry. Não por outro motivo, um dos meus artistas favoritos, ele é uma referência para todos aqueles que gostem de Rock e que toquem guitarra. Fazer uma das duas coisas ( ou as duas ) e não saber quem é o mestre Chuck Berry é o mesmo que ser católico e não conhecer o Papa.

Em sua homenagem, deixo os amigos leitores com 3 vídeos da lenda em três fases de sua carreira, com sua música mais famosa "Johnny B. Goode", o primeiro solo, o segundo ao lado do não menos famoso John Lennon e no terceiro ao lado grande Bruce Springsteen, quando da sua introdução no Hall da Fama do Rock. Viva Chuck, viva o Rock!!!




sexta-feira, março 17

Ontem criação de vagas e hoje descobrimos que nossa carne era manipulada . Assim é o Brasil...

Uma no cravo...

e uma na ferradura.
Brasil: um país de extremos. Tal frase cai como uma luva nesta sexta-feira, onde fomos da euforia da ótima notícia de que pela primeira vez em 22 meses tivemos mais contratações do que demissões, para a péssima informação da Operação Carne Fraca. Ficar sabendo que as carnes recebiam produtos para esconder que estavam estragadas e que linguiças recebiam partes de cabeças do animais, não foi nada "saboroso".

Após quase 2 anos de fechamentos de vagas, em Fevereiro tivemos uma inversão no ritmo. Essa informação veio a tona ontem e deveria ser comemorada por todos nós, mas... hoje a Polícia Federal, via Ministério Público no Paraná - o mesmo que cuida da Lava Jato que completa 3 anos hoje - desnudou um cenário surreal com a Operação Carne Fraca. Logo num dos setores que mais contratam e que mais geram recursos para o país.

Com Frigoríficos sendo investigados é bem possível que tenhamos outros desdobramentos de corrupção, uma vez que estes Frigoríficos fizeram doações polpudas para diversos políticos. Não apenas isso, como receberam pesado investimento dos Governos Petistas, com o BNDES sendo sócio de 2 deles e é bem possível que venhamos a descobrir mais alguma coisa de corrupção. E isso, claro, anula a boa notícia de ontem...

"Lá vem o Brasil, descendo a ladeira", como bem lembra a décadas a música famosa na voz de Moraes Moreira...

domingo, março 12

Prefeitura realizará multirão de limpeza no Bairro Primavera


Nesta segunda, 13, por volta das 07:30h a Secretaria de Serviços Públicos, através da Diretoria de Saneamento Ambiental, fará um mutirão de limpeza, no bairro da primavera. A ação acontece em conjunto com a Secretaria de Saúde, que vai enviar a equipe de epidemiologia, visando identificar pontos propícios para proliferação de doenças,  que tanto prejudicam a população.

Também com parceria da polícia militar que vai enviar uma equipe para identificar matagais e terrenos baldios, trechos com baixa luminosidade, que podem ser usados por usuários de drogas e criminosos como esconderijo. A Secretaria fará os seguintes serviços; 
  • Limpeza de terrenos baldios;
  • Limpeza de canais;
  • Retirada de entulhos;
  • Desobstrução de esgotos
  • Notificação em terrenos sujos e não cercados ou murados;
  • Manutenção de ruas e estradas;
  • Manutenção em luminárias e postes;


Depois, com apoio da Secretaria de saúde, realizará um trabalho de conscientização da população.


Mais informações; Izanio Rolim - ( 87 ) 99668-5663 Tim/Whats

Contatos; Secretária de Serviços Públicos
Rua Maria Nogueira Sampaio, 233
Nossa  Senhora das Graças - CEP 56000-000 - Salgueiro - PE
(87) 3871 7080 - servicopublico@salgueiro.pe.gov.br

A esquerda segue mais intolerante do que nunca foi em sua história

Juiz Sérgio Moro e Leandro Karnal são amigos...


"Dia intenso em Curitiba. Encerro com um jantar com dois bons amigos: juiz Furlan e juiz Sergio Moro. Talvez não faça sentido para alguns. O mundo não é linear. A noite e os vinhos foram ótimos. Amo ouvir gente inteligente. Discutimos possibilidades de projetos em comum"

Leandro Karnal é um professor de História, um dos mais famosos hoje em dia no Brasil. E para os que ainda não sabem, também sou formado em História, do que muito me orgulho diga-se de passagem. Karnal é sensato, cortes e tem boas ideias. Mas, mesmo assim, por algum motivo inexplicável é ídolo dos esquerdistas e esquerdopatas ( acredite amigo leitor, são coisas diferentes ). E para essa gente pessoas como eles ( mesmo que não sejam ) jamais podem se misturar com o "inimigo". No caso em questão com aquele que está dizimando o petismo: Sérgio Moro. 

A frase que abre este texto foi postado por Karnal em seu perfil no Facebook. Não existe nela qualquer endosso ao trabalho de Sérgio Moro e de Furlan ( membro da equipe de Moro ), apenas são amigos conversando durante um jantar agradável e tratando de planos futuros. O que há demais nisso? Nada, é claro. Mas para os odiadores de Moro e dos Procuradores é simplesmente uma traição mortal que ele tenha amigos no inimigo. 

Algo mais imbecil do que isso não existe. Karnal sofreu pesadas e nada publicáveis críticas por isso. O pensamento esquerdista já tem o seu culpado por tudo de errado que acontece no Brasil e não é ninguém dentro do petismo e sim Sérgio Moro e os Promotores que comandam a Lava Jato. Eles são os inimigos e mesmo um ídolo deles como Karnal é execrado se aparecer ao lado deles. 

O gozado é que esse gente não diz nada quando Lula tirou fotos ao lado de Paulo Maluf, quando mais e mais descobertas de corrupção aparecem ligadas a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Essas mesmas pessoas criticam Temer - eleito vice ao lado de Dilma - por erros cometidos por Dilma. Mas sabem enxovalhar uma pessoa íntegra como Karnal apenas por ter amigos. 

É esse povo que quer voltar a comandar o Brasil em 2018 com Lula. O único responsável por todos os males que assolam o Brasil atualmente, da corrupção até a maior recessão de nossa história. Mas disso, é claro, esses que atacaram Karnal, nada dizem.

segunda-feira, março 6

A face Sonrisal da Transposição, por Magno Martins

Barragem Sonrisal: uma triste realidade da Transposição depois de 10 anos...
Foi o assunto da semana passada e seguirá rendendo em meios sérios: o rompimento da Barragem de Rio da Barra, Município de Sertânia, no Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco. E o Jornalista Magno Martins traz hoje um texto soberbo sobre o assunto, que eu reproduzo aqui. Espero que gostem, porque eu adorei...


Projetada e sonhada deste o Império, a Transposição das Águas do Rio São Francisco é o maior investimento hídrico no Nordeste feito pelo Governo Federal. Há dez anos suas obras caminham em ritmo tartaruga, quase parando. Com os atrasos, tudo na obra ficou mais cara. O custo passou de R$ 4,5 8 bilhões para R$ 8,2 bilhões. Milhares de hectares de caatinga foram devastados para construção dos canais.

O canal por onde começa a transposição ficou pronto desde 2015, mas as bombas só começarem a puxar a água recentemente. O projeto é magnânimo até na sua finalidade: melhorar a vida de 12 milhões de pessoas em quatro Estados nordestinos – Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. A construção envolve 600 quilômetros de canais de concreto. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deu o pontapé inicial, previa inaugurar a obra em 2010.

Ao longo dos últimos anos se descobriu não apenas superfaturamento nas obras. A primeira denúncia de corrupção envolveu o Exército. Em 2011, o batalhão de engenharia responsável foi acusado de roubo de materiais de construção, favorecimento de empresas e direcionamento de licitações. As grandes empreiteiras aproveitaram para ganhar terreno e assumir pouco a pouco os serviços. Em 2015, delegados e agentes da Polícia Federal mobilizados na operação Vidas Secas prenderam empresários, funcionários e doleiros – alguns dos quais, não tão surpreendentemente assim, já haviam sido detidos em fases da Lava Jato.

Os desvios foram realizados pelo consórcio formado pelas empresas OAS, Galvão Engenharia, Barbosa Melo e Coesa, responsáveis por dois dos 14 lotes do megaempreendimento. O grupo, do qual quatro empreiteiras já eram investigadas na Lava Jato, é suspeito de superfaturamento e de usar empresas de fachada dos doleiros Alberto Youssef e Adir Assad, condenados por envolvimento no esquema de corrupção da operação envolvendo a Petrobras.

Uma face, entretanto, desconhecida do projeto veio à tona com o rompimento da barragem Barreiro, em Sertânia, sexta-feira passada. Obra Sonrisal? Pode até não ser, mas gerou esta desconfiança no segmento da engenharia e na opinião pública. Mas o que aconteceu em Sertânia não é exclusividade do projeto, não foi a primeira e parece que não será também a última noticia ruim. Só para refrescar a memória, no início de 2012, 240 metros do canal foram danificados no Ceará por causa das “fortes chuvas” em Mauriti.

Em fevereiro do ano passado, uma parede de concreto também se rompeu em um dos canais do Eixo Norte entre os reservatórios do Tucutu e de Terra nova, em Cabrobó. A estrutura danificada pertence a um trecho que já estava pronto, mas que em período de testes não suportou a passagem de água, provocando um vazamento. Ninguém no Nordeste, que sonha acordado com o pleno funcionamento do projeto, sem descontinuidade no Governo Temer, deseja ser surpreendido com notícias como essas que despertam a desconfiança de que as obras foram mal feitas e a Transposição pode fracassar, virando em grande elefante branco.

Mas entre a desconfiança e a realidade não há distância. As obras do reservatório Barreiro, por exemplo, não são da fase nova. Foram iniciadas em março de 2014, no Governo Dilma, e finalizadas em setembro de 2015, primeiro ano do segundo mandato da petista, cassada em 2016. O início do enchimento se deu em 25 de fevereiro passado e a saída das águas pela estrutura de controle aconteceu no dia 27, totalizando dois dias de enchimento, para uma capacidade plena de 2.612.000 m³.

A MELHOR SOLUÇÃO– O Nordeste é uma das regiões com maior número de reservatórios artificiais do mundo, com 70 mil açudes que podem armazenar 37 bilhões de m3 de água, suficientes para abastecer grande parte dos municípios do semiárido caso diversas obras de distribuição programadas antes da Transposição tivessem sido realizadas. Para engenheiros contrários ao projeto São Francisco, a melhor forma de amenizar a seca seria a reforma dos açudes e a construção de poços para captação de água no lençol freático, além de reservatórios para a coleta da chuva.

Morte estranha– Em 2016, as obras da transposição voltaram ao cenário policial. Uma espécie de segunda fase da operação Vidas Secas, a chamada operação Turbulência teve como foco um desvio de R$ 18,8 milhões de uma terraplanagem. O pagamento foi feito à OAS e o proprietário da empresa receptora, Paulo Cesar de Barros Morato, foi encontrado morto no quarto de um motel em Recife, alguns dias depois da operação. A causa da morte foi envenenamento e a Polícia trabalhava com a hipótese de suicídio.

sexta-feira, março 3

E eis que uma barragem em Sertânia não suportou a água da Transposição

Barragem em Sertânia não suportou a água que tanto tempo esperou chegar...
Muitos sabem, mas outros não: eu não nasci em Salgueiro, tendo chegado aqui em Janeiro de 82, quando o Governador ainda era Marco Antônio de Oliveira Maciel ( o último biônico no cargo e que seria eleito Senador naquele ano ). Era tempo de seca e exista uma máxima atribuída a ele: o de ter feito barragens sonrisal, que se desmanchavam quando choviam. Sei que para os mais novos isso não deve fazer sentido, mas para quem - assim como eu - tem quase meio século de vida, não. 

Muitas barragens aqui em nossa região foram embora quando as chuvas começavam, demonstrando a péssima qualidade da construção. Passados quase 4 décadas e eis que hoje presenciamos um fenômeno parecido, porém muito mais desagradável: uma Barragem Eixo Leste da Transposição do São Francisco, rompeu parcialmente e trouxe estragos na região de Sertânia. A barragem de Barreiros, na região de Rio da Barra, demonstrou falhas e começou ter vazamentos pela parte de baixo e logo trouxe pânico a todos nas regiões abaixo da mesma. 

Deixemos de lado o grave risco que pessoas correm caso a barragem rompa-se totalmente e foquemos no terrível: como pode uma barragem de 5 milhões de litros cúbicos ( de médio porte ) não suportar as primeiras águas que recebe? E isso após 10 anos de obras? Que raios de cálculos foram feitos para algo tão básico acontecesse? Sem falar que isso traz a tona outros pontos que vemos todo dia na TV: desvio, incompetência e roubo.

Na época de Marco Maciel - segundo muitos - tudo isso já acontecia, talvez em menor escala talvez em maior. Mas foram obras de no máximo 4 anos. A Transposição do Rio São Francisco não, tem 10 anos de começou, triplicou de valor, elegeu 2 vezes Dilma e fez a fama de Lula entre os nordestinos. Mas que não consegue entregar setores sem problemas, uma vez que aqui perto em Umãs tivemos caso parecido, mas ali foi o Canal. 

Segundo informações que colhi na Net , até mesmo uma rodovia foi danificada, cortando o acesso à localidade do Rio da Barra. Existe até uma briga entre Lula e Temer sobre a paternidade da obra, mas eu garanto uma coisa: nenhum dos dois vai querer aparecer agora.

O fato é um só: passados 10 anos NADA justifica os bilhões desperdiçados na obra. Que será concluída um dia, mas eu sempre me perguntei e agora faz ainda mais sentido: a que preço? Hoje, durante esta noite, o preço pode ser até de vidas humanas.

quarta-feira, março 1

Crivella não participa do Carnaval do Rio alegando preservar sua fé... mas, ele não sabia disso ao se candidatar?

Crivella não compareceu a único evento do Carnaval: respeito ou descaso?
Um dos debates mais intensos atualmente é sobre o tema religioso. O que pode ou não em casa religião, a questão do aborto e a - para mim - absurda isenção de impostos. Enfim, é um tema que gera debates acalorados. Contudo não podemos nos esquecer que estamos em um Estado Laico e que sim a Liberdade Religiosa é um dos pilares centrais de nossa Democracia, como ademais o é em todas as Democracias. As verdadeiras, ao menos. Adiante...

Marcelo Crivella é sobrinho do fundado da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo. Está intimamente ligado à Igreja, da qual foi Bispo do primeiríssimo time, sendo um dos grandes sucessos da IURD. Jamais poderá desgarrar-se disso e nem deve. Mas uma coisa que ele jamais poderia ter feito é ausentar-se dos eventos oficiais da cidade que pleiteou Governar, é uma afronta ao bom senso. Que a sua fé protestante seja preservada, mas ele não foi eleito apenas por membros de sua fé e muito menos apenas por cariocas que "odeiem" a folia de momo.

Por falar em Momo, tudo começou pela Cerimônia tradicionalíssima de entrega das chaves da cidade ao Rei Momo. Crivella não compareceu e deixou para um obscuro assessor representá-lo e nem ao menos enviou uma mensagem. Segundo sabe-se, ele e os outros Prefeitos "protestantes", consideram receber as chaves das cidades que Governam das mãos de Deus e assim não poderiam repassá-las para as mãos de outros "mortais". Ok, eles tem direito achar isso, mas se não querem fazer estes rituais que fazem parte do calendário da cidade, que não se candidatem. Ou se decidirem concorrer, que entendam que fazem parte da chamada "liturgia do cargo". 

Fosse só isso, ainda ia. Mas ele foi além: simplesmente não apareceu no sambódromo, onde os olhos do mundo estão voltados para o Rio de Janeiro. E ainda mais este ano em que aconteceram dois graves acidentes com Carros Alegóricos, deixando mais de 30 feridos. E ele como Prefeito, deveria ser o primeiro a dar entrevistas e tomar medidas para ajudar seus cidadãos. 

Crivella não pode virar as costas pro Carnaval por causa de sua fé, até porque esta não estaria em risco com uma ida até o Sapucaí. Segundo que o Carnaval é o MAIOR evento da cidade que ele foi eleito para governar. E terceiro que ele é uma autoridade de TODOS e não apenas dos que comungam com sua fé. 

Se ele não pretendia ir como autoridade aos eventos do Carnaval, que ele não tivesse lançado candidatura. Ou trocando em miúdos: "se não puder com o pote, nem pegue na rodilha".

Prefeito Clebel classifica carnaval 2017 um grande sucesso

Prefeito Clebel Cordeiro fez balaço do Carnaval 2017

Ao fazer o encerramento das festividades carnavalescas em Salgueiro, na manhã dessa quarta-feira (01 de março), o prefeito do município, Clebel Cordeiro, classificou o evento como o maior carnaval na história da cidade e, diante da multidão, agradeceu aos turistas de vários Estados presentes durante os cinco dias do evento.

O prefeito destacou, em primeiro lugar, o comportamento dos foliões, que resultou numa festa sem nenhum registro de violência grave e que gerou a confiança de novos visitantes a cada dia. “Temos que nos orgulhar não apenas pelo sucesso que foi tão estrondoso, mas pela tranquilidade e a mensagem de paz tão bem assimilada pelo povo”, disse Clebel.

Ele destacou que, apesar de ter tido pouco tempo para organizar o evento, a sua equipe de trabalho focou na disseminação de um conceito pacífico, prevendo já uma grande multidão e construindo, a cada dia, uma conscientização de conduta voltada para o bem estar e a boa recepção junto aos visitantes.

“Trabalhamos a campanha da paz e o público entendeu a nossa mensagem, pois Salgueiro tem uma população ordeira e uma tradição carnavalesca que vem de décadas, mas já prevíamos um grande público e vivemos uma época em que precisamos nos prevenir em todos os detalhes”, observou.

Clebel também lembrou que a prefeitura, além de montar uma grande equipe na organização, contou com apoios importantes para garantir uma boa segurança e higienização – como polícias militar e civil, corpo de bombeiros, vigilância sanitária, DTTran e outros. “Todos deram as mãos, somaram forças e o resultado foi esse grande carnaval que acabamos de ver”.

Ele agradeceu aos turistas de todos os Estados, aos salgueirenses, aos artistas que passaram pelo trio, o palco principal, os blocos e orquestras da cidade e, também, o apoio do Governo de Pernambuco na programação. “A força unida é que constrói os grandes resultados, e o carnaval de 2017 é um exemplo disso em nosso município”, disse.

Na manhã desta quarta-feira, o prefeito postou em sua página nas redes sociais: “Obrigado a todos pela bonita festa. Fizemos o melhor carnaval de todos os tempos. O nosso povo brincou na paz e os turistas descobriram a nossa alegria. Mais uma vez obrigado a quem trabalhou e a quem brincou. Agora vamos preparar o São João que vai ser o maior e melhor da nossa história.”