quinta-feira, abril 3

Eduardo Campos sai do Governo de Pernambuco

João Lyra Neto será o Governador a partir de amanhã...
Eduardo Campos termina hoje o seu mandato. Amanhã o repassará ao seu Vice, João Lyra Neto, que será o Governador até o dia 31 de Dezembro. É o fim de uma era. Eduardo tentará agora fazer o que o avô Miguel Arraes não pode fazer em 65: disputar uma eleição presidencial.

Poucos se lembram, mas Arraes era cotado como um presidenciável forte para a eleição presidencial de 1965. Que nunca aconteceu. O Golpe Civil-Militar um ano antes impediu que ela acontecesse. Eleito Governador em 62 em um aliança com o PCB e com o PSD, ele derrotara o Udenista João Cleófas ( conhecido por alguns como João 3 quedas, por ter perdido 3 eleições seguidas ) seu governo logo ganhou referência como de esquerda, dentre outros motivos, por causa do Acordo do Campo. Por ele os trabalhadores das Usinas passaram a receber o Salário Mínimo.

Por isso é que Arraes, ao contrário de outros políticos, foi preso de imediato. Era considerado um risco, deixá-lo solto. A família entra com pedido de Habeas Corpus e o mesmo é expedido e ele finalmente é solto. Aconselhado pelos advogados, ele vai para o exílio voluntário, pois poderia ser preso novamente a qualquer momento.

Eduardo Campos agora vai, ao menos, concorrer. Realizando assim parte do que não foi possível ao avô. Se será eleito, ai é outra conversa...

2 comentários:

  1. Realmente, o homem tem peito ,moral para entrar de cara em uma disputa na presidência.

    ResponderExcluir
  2. Bruno Filgueira03 abril, 2014

    O jogo é para ser jogado. Viva a Democracia.

    ResponderExcluir