sábado, abril 12

Nem chegou a Copa e a Olimpíada...

No papel tudo é lindo, perfeito...
A FIFA está bufando com a desorganização do Governo Brasileiro. Por mais que Estados e Capitais tenham parcela considerável de culpa pelo desastre que se avizinha, é o Governo Federal que afiançou que tudo seria feito como a FIFA queria. Portanto, é o Governo Dilma quem responde por tudo. Afinal foi Lula e cia quem fizeram a maior festa quando o Brasil foi escolhido(*) como sede da Copa. Então é ele quem deve receber as críticas maiores. Ponto, vamos adiante...

Eis que o COI - Comitê Olímpico Internacional - decidiu não correr o mesmo risco da vizinha  ( ambas tem suas sedes na Suíça: a da FIFA fica em Zurique, enquanto que a do COI é em Lausanne ) na organização do seu evento por aqui. E para isso nomeou um interventor: Gilberti Felli, responsável pelo acompanhamento das obras em outros jogos, mas quem costuma chegar ao país sede 6 meses antes do evento. Isso dá uma clara ideia do quão problemáticos está a preparação do Brasil.

Fosse só isso... Diversas obras estão fora do cronograma e algumas nem saíram do papel ainda. Tem ainda o caso da Vila Autódromo ( que leva este nome porque ficava ao lado já finado Autódromo ) onde as pessoas procuraram o apoio da Defensoria Pública para ficarem onde sempre moraram mas os defensores foram orientados a defender o estado, e derrubaram liminares que davam direitos as pessoas... isso é Brasil.

O COI parece estar aprendendo com a Copa e não deve aceitar uma Olimpíada "feitas nas coxas", como a FIFA vai ter que engolir...

* Para quem por acaso não saiba, desde 2003 que o Brasil já sabia que seria Sede da Copa, quando da escolha da África do Sul como sede de 2010. É que em 2000, fora determinado um rodízio de continentes na realização das Copas e a de 2014 seria na América do Sul. A época a Argentina estava quebrada e era a única que poderia, eventualmente, fazer frente ao Brasil. Fez-se então um acordo que: a) Garantiu a Copa no Brasil; b) A eleição de Julio Grondona, da AFA, para Vice-Presidente da FIFA e; c) A recondução de Nicolas Leoz na Comenbol.

Portanto o Brasil teve 11 e não 7 anos para se preparar para a Copa. E nada deve-se a este ou aquele política brasileiro. Esta é a verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário