quarta-feira, junho 18

Brasil 0x0 México: No meio do caminho tinha uma barreira...

Ochoa, que está desempregado, catou tudo ontem...
Existem diversas maneiras de olhar para o 0x0 de ontem em Fortaleza. Pode-se falar como Felipão escalou errado o time, podemos apontar as péssimas substituições, as tenebrosas atuações de peças vitais para a equipe brasileira ( Fred, Paulinho, os dois laterais ), quem quiser pode citar que os zagueiros foram o ponto alto do time e até apontar que Júlio César deu uma clara demonstração de segurança. Todos estes pontos citados servem para contar o errado da partida...

Contudo nenhuma delas é tão espetacular e fiel ao que foi o jogo do que a do goleiro Francisco Guilhermo Ochoa Magaña. Pra começo de conversa: você sabia que ele está desempregado? E que ele foi, acreditem, reserva nas duas Copas anteriores? E que ele tem apenas 28 anos? Pensando neste último dado podemos até projetar que ele possa jogar mais duas e igualar o ídolo -mor dos mexicanos: Antônio Carvajal, que jogou as Copas de 50 a 66. Só saiu vencedor de campo uma única vez. E sem tomar uma única vez também.

Ochoa é uma daquelas histórias que impacta. Revelado pelo América, foi para a França em 2011 jogar pelo modestíssimo Ajaccio. E não agradou, pois não teve seu contrato renovado. Alguém ai acredita que não irão chover propostas? Ele pegou tudo e de todas as formas possíveis: cabeçadas, chutes a queima roupa, saindo arrojadamente ao pés de Paulinho, de longa distância... nada passou. Uma atuação, que falando a verdade, eu nunca vira em Copas. Supera, pra mim, a de Oliver Kahn contra os EUA pelas quartas do mundial de 2002 e a de Dino Zoff contra o Brasil em 82. Talvez tenha existido outra atuação melhor, mas ou eu não vi ou não me lembro...

Quanto ao Brasil, vamos devagar com o andor. Primeiro que o time ainda é líder, segundo que as críticas que tenho lido no Facebook são exageradas e por fim a classificação em primeiro é o cenário mais provável.

O time nem é o super favorito como alguns acharam após a virada contra a Croácia na estreia e nem é a porcaria que alguns andam espalhando. Uma coisa, contudo, é certa: o Brasil precisa acertar o meio campo. Sem um acerto no setor mais importante do futebol, time algum vai longe. E com Paulinho com certeza iremos cair cedo na Copa. A menos, é claro, que ele volte a ser o mesmo de um ano atrás... porque o que vem jogando não dá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário