quinta-feira, junho 26

Argélia 1x1 Rússia: Re-encontro marcado com a história


1982, Espanha. Uma nação africana fazia sua estreia nas Copas, em um grupo fadado a terminar com os europeus Alemanha e Áustria nas primeiras colocações, com o Chile correndo por fora. A primeira partida seria contra a poderosíssima Alemanha de Rummenige e Breitner, e o que poderia a inexperiente equipe argelina fazer além de perder?

Pois bem, naquele dia em Gijon a Argélia de Madjer chocou o mundo ao vencer por 2x1. Perderia para a Áustria por 2x0 e venceria o Chile por 3x2 ( primeira seleção do continente a vencer duas partidas na mesma Copa ). Só que na mesma Gijon da estreia, os austríacos e os alemães fizeram um jogo de compadres e acertaram o placar 1x0 para os germânicos, único resultado que classificaria as duas seleções europeias.

Corta para 2014. Alemanha e EUA poderiam ter feito um jogo de compadres, onde um empate classificaria as duas equipes. Poderiam, mas não fizeram. E a Alemanha fez 1x0, logo o mesmo placar de 32 anos atrás. E vai encarar nas oitavas justamente a... Argélia!!!

Depois de uma aula de história ( coisa de professor da matéria ) o time argelino é uma ótima história nesta Copa. Estão jogando um bom futebol, tem um time arrumado e dedicado taticamente e que pode, sim, complicar a vida da Alemanha. O time sofreu um pouco no começo do jogo, fruto do nervosismo e da vantagem do empate. Saiu atrás mas se recuperou no segundo tempo, com um gol de Slimani ( foto acima ).

E a festa foi linda da torcida, demonstrando o sentimento que este time deixa transparecer em campo. Agora é fazer história. Ou melhor, refazer a história. Alguém é capaz de duvidar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário