domingo, agosto 24

60 anos do suicídio de Getúlio Vargas


Por uma infeliz coincidência, 2 dias separam a data de morte dos dois melhores presidentes de toda a nossa história. JK e Vargas, cada um de uma maneira bem diferente, plantaram as bases do Brasil moderno. Hoje, 24, completam-se 60 anos da morte do gaúcho de São Borja.

Getúlio Dornelles Vargas, nasceu em 14 de Abril de 1888 ( portanto, ainda no Império e sob a vergonha da Escravidão). Formou-se em Direito pela atual UFRGS em 1907, mas antes fora soldado em sua São Borja, onde a família era de uma tradição de estancieiros ( fazendeiros no português mais claro ). Pinheiro Machado, figura de destaque na República Velha, logo percebeu suas capacidades para a política.

Esta força política o levou a ocupar diversos cargos e a pleitear sua candidatura a presidência, tentando romper com a política Café-com-leite ( onde apenas pessoas de São Paulo - café - ou de Minas Gerais - leite - é que eram eleitas ). Washington Luiz, o então presidente, resolveu romper com a política, ao indicar o paulista Júlio Prestes. Acontece que Luiz, mesmo sendo carioca, fora indicado na vez dos paulistas. Assim, ganhou a ira dos mineiros, que decidiram apoiar Vargas, cujo vice foi João Pessoa, da Paraíba. Sim, ele é quem dá nome a atual capital das terras paraibanas.

Vargas perdeu a eleição, mas houve vários indícios de fraudes, de ambos os lados diga-se. Em 26 de Julho, João Pessoa - vice na chapa de Vargas e "presidente" da Paraíba - é assassinado no Recife, por motivos pessoais sem qualquer ligação com a eleição. Mas vira o estopim para revolução, que iria tolher a posse de Júlio Prestes ( primeiro brasileiro capa da Revista TIME ). Diante do clima bélico, Getúlio assume o Governo Provisório que teria a incumbência de dar ao Brasil uma nova constituição. Por ter ido contra o interessa paulista, Getúlio Vargas não dá nomes às ruas, escolas, hospitais em obras estaduais. O trauma é grande...

O resto da história todos sabem. Ele ficou no poder até 1934, quando foi mantido no poder em eleição indireta. Deu um golpe em 1937, conhecido com o Estado Novo. E na condição de Ditador ficou no poder até 1945, quando em decorrência da participação das tropas na II Guerra é deposto pelo militares. Se elege Senador por dois estados ( Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul ) e deputado por outros 6 nas eleições de 1946. Volta a presidência em 1950, ao vencer as eleições por ampla maioria. Seria agora um presidente constitucional.

Criador de diversas leis é mais lembrado pela CLT - Consolidação das Leis do Trabalho. Se temos férias, 13º Salário e outros benesses devemos a ele, que para muitos é o "pai do pobres". Teve outras grandes realizações com a criação da indústria de base ( siderurgia, sobretudo ) e por começar a implantar planos nacionais de educação. Também criou a Petrobrás, dentre outras empresas estatais.

Mas, ao contrário do período de 30-45, passou a ter pesada oposição, sobretudo de Carlos Lacerda, deputado da UDN - União Democrática Nacional - e o seu Governo foi questionado em diversos setores. O ápice foi o Atentado da Rua Toneleiro, quando Carlos Lacerda foi alvejado por tiros e o Major-Aviador Rubem Florentino Vaz perdeu a vida, ele que era segurança de Lacerda. Desse atentado, que as provas levariam ao Palácio do Catete ( que era o Planalto no Rio, então capital federal ), começaram as pressões para que Vargas renunciasse.

Vargas então realiza um reunião com o Ministros na noite de 23 de Agosto ( dentre ele Tancredo Neves, da Justiça ) onde ouve que a melhor saída seria licenciar-se da presidência. Segundo Tancredo, avô de Aécio, o mesmo teria concordado e antes de entrar em seus aposentos, deu ao amigo uma caneta de ouro para "o amigo das horas incertas". Não mais seria visto com vida. Cometeria suicídio ao amanhecer do dia 24. Deixou duas cartas, uma manuscrita e outra datilografada. A segunda até hoje contestada, pois era mais extensa que a primeira e porque trazia até termos em castelhano. O fato é que sua morte evitou um golpe que estava, claramente, em andamento. O seu vice, Café Filho ( que aquela altura era seu opositor ) não pode fazer o Governo que queria, mas o possível. A comoção popular foi terrível, sem precedentes.

Carlos Lacerda foi hostilizado pelas pessoas nas ruas, a tal ponto que teve que sair do Brasil, assim como outras pessoas de seu grupo político. O golpe foi tentado novamente em 1956, mas esta é outra história...

Getúlio Vargas não é um herói puro. Não é um vilão completo. Apenas é uma figura importantíssima na nossa história. Um dos 3 melhores Governantes de nossa história. A ordem dele nessa lista, depende de quem analise. Mas o seu lugar na história está garantido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário