quarta-feira, agosto 27

Ibope: Que é que é isso meu irmão?

Conseguirá Marina derrubar PSDB e PT?
A pesquisa Ibope veio como um tsunami para os tradicionais partidos que tem polarizado as eleições desde 1994. PT e, sobretudo, o PSDB tem muito com o que se preocupar após os dados de ontem. 

Comecemos por quem mais perdeu, o Senador Aécio Neves ( PSDB ). Ele estava confortável em segundo e com sinalização de um segundo turno contra Dilma Rousseff ( PT ), quando Eduardo Campos estava vivo e era o candidato do PSB. Pois agora ele corre o sério risco de ficar de fora da disputa e carregar seu partido para uma humilhação. Existem tempo para correr atrás, mas tirar 10% em pouco mais de 40 dias é uma tarefa dura demais. A conferir como aparecerá nas próximas pesquisas. Ao menos pode dizer que não caiu em termos percentuais, haja vista, que gravitava entre os 22% e 19% a depender do instituto. Terá que corrigir o rumo e tomar decisões perfeitas... acho complicado conseguir.

O ninho petista está em desespero. O comando do PT contava com os mais de 11 minutos no Guia Eleitoral para conseguir liquidar a fatura no primeiro turno, coisa que o PT nunca conseguiu. E agora está com apenas 5% de frente à ex-Senadora Marina Sila ( Dilma tem 34% segundo o Ibope ). Mas este, nem de longe, é o pior dado: na simulação do segundo turno Marina tem inacreditáveis 9 % de frente ( 45 x 36 ). É um verdadeiro baque. Até porque o eleitorado de Aécio vai votar maciçamente em Marina Silva. Dilma não deverá herdar votos do PSDB, isso é certo. Além disso a candidata segue sem conseguir conquistar o eleitor que o partido acreditava ser seu: o que, supostamente, foi beneficiado pelos programas chefe do Governo. Muita coisa terá que ser modificada. E assim como para Aécio, medidas cirúrgicas terão que ser adotadas. E isso, nos dois casos, sempre é bem raro acontecer... mesmo assim, acho pouco provável que ela apareça abaixo dos 30%. Se uma virada acontecer, será com Marina passando deste patamar. 

E enfim, Marina Silva... uma coisa é certa: se esse tsunami for uma onda de insatisfação ou uma mudança cristalina, ela vai aparecer na frente na próxima pesquisa. Se for apenas uma fase, decorrida da morte de Eduardo Campos, e por tabela, efeito da comoção decorrente, Dilma tenderá a se recuperar e Aécio se aproximar. Tudo fica para as próximas pesquisas. Um efeito excelente para a ex-Senadora é que agora as pessoas não vão mais querer de descolar dela e isso garante mais doadores, essenciais para manter o ritmo. Conseguir superar Dilma vai depender mais dela, do seu discurso, do que apelação à memória de Campos. Mas que neste momento só ela é quem tem o que comemorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário