sexta-feira, agosto 8

Ibope: Dilma ainda lidera, mas no segundo turno Aécio se aproxima ainda mais

Dilma 38%, Aécio 23% e Eduardo 9%. Assim está a disputa segundo o Ibope.
Más notícias ninguém quer receber, é óbvio. E o PT recebeu uma com a nova pesquisa Ibope divulgada ontem a noite. E a notícia é sobre o segundo turno. Antes disso, vamos ao percentual dos candidatos no primeiro turno:
  • Dilma Rousseff ( PT ) manteve os 38% da pesquisa anterior;
  • Aécio Neves ( PSDB ) oscilou um ponto para cima, e agora tem 23%;
  • Eduardo Campos ( PSB ) também oscilou um ponto para cima e agora tem 9%;
  • Pastor Everaldo ( PSC ) manteve os 3% que tinha;
  • Os outros candidatos somados tem 3%.
A conta é bem simples: 23% + 9% + 6% = 38%, que é o mesmo percentual que tem Dilma. Por essa conta, teríamos segundo turno ( onde o líder não supera os votos obtidos pelos outros candidatos somados ). Claro que a pesquisa tem margem de erro e Dilma poderia vencer, mas ao contrário de pesquisas anteriores, nessa não é preciso usar a margem para apostar no segundo turno.

Dilma e o PT esperavam estar acima dos 40% nesta fase da campanha. Aécio e o PSDB também esperavam uma proximidade maior da casa dos 30% e Eduardo Campos e o PSB gostaria de estar com, ao menos, 20%. Todos estão abaixo do que esperavam e por este lado, todos se igualam. Mas é no segundo turno que as coisas os separam.

A variação quando o instituto pergunta sobre o segundo turno o quadro é - até agora - terrível para o PT e Dilma. Na disputa contra Aécio a presidente tinha 41x33 e agora o quadro é de 42x36, uma diferença de apenas 6 pontos. Parece muito? No começo do ano essa diferença era de 27%!!! Caiu 21% em apenas 6 meses. Pode virar zero? Por enquanto é uma aposta. Mas não seria tão arriscada assim de apostar uns 100 reais nela...

Na comparação com Eduardo, Dilma tem 44% x 32%, uma diferença de 12%, na anterior era de 14%. No começo do ano, de 30%. A queda é evidente. 

Dilma e o PT podem olhar para o copo meio cheio e dizer que ainda lideram com folga e que o Horário Eleitoral poderá garantir o suficiente para vencer no primeiro turno. É algo palpável, claro. Mas é tão torcida quando afirmar que Aécio vencerá no segundo turno mantida a tendência atual...

Nenhum comentário:

Postar um comentário