domingo, agosto 10

Estrela vai exportar brinquedos após 5 anos... fabricados na China!!!

Carlos Tilkian, presidente da Estrela, feliz pela empresa voltar a exportar...
Não sei se os amigos entendem bem sobre economia, mas eu tenho especialização em investimentos que me credencia a escrever com algum conhecimento sobre o assunto. 

O Brasil vem vivendo uma gradual redução da sua indústria. Vem caindo ano após a participação do setor no PIB do Brasil. Esse fenômeno pode ser explicado de várias formas:
  • Aumento considerável da Agricultura e da Pecuária;
  • Aumento do setor de serviços;
  • E, principalmente, da invasão de produtos oriundos da China.
Pode parecer brincadeira ( mas infelizmente não é), mas a nossa maior fabricante de brinquedos do Brasil quase quebrou. Ter um brinquedo da Estrela era o sonho de consumo de toda criança. Eu, por ser filho de um metalúrgico, fazia parte de uma "digamos assim" elite e por isso eu e minha irmã recebíamos presentes bons. A maioria da Estrela, que eram os mais caros. A fábrica quase quebrou duas vezes: a primeira quando o Governo Collor abriu, sem critérios, a economia em 1990. A segunda quando o Brasil reconheceu a China como economia de mercado, em 2003 com o Governo Lula.

Todos sabem que a China cresce às custas de trabalho escravo, desrespeito às patentes e ausência total de leis trabalhistas. Tudo isso só é possível porque o país é uma Ditadura, mas como é gigante em tudo, os países democráticos nada fazem. O reconhecimento de uma economia socialista como uma de mercado, vem causando sérios problemas ao Brasil a mais de 10 anos.

A Estrela sobreviveu. Com enormes dificuldades, manteve-se no mercado. E passou 5 anos sem conseguir exportar seus produtos, por causa da concorrência ( desleal ) chinesa. Agora a empresa vai voltar a exportar. E isso deveria ser bom para o Brasil, não é mesmo? Pois, acreditem, não é. A empresa vai voltar a exportar brinquedos, mas os que fabrica na China. Isso mesmo, a empresa criou uma unidade na China para pode exportar.

E vai passar a importar produtos seus, que poderiam ser fabricados aqui e gerarem empregos, da China e vender aqui no nosso país. Essa volta da exportações gerará dividendos para a China, nenhum centavo para o Brasil. E quando importarem, também irão gerar recursos lá e irão contribuir para o crescente déficit na balança comercial brasileira...

Isso chama-se de desindustrialização. E é por isso que a economia não cresce. Como resolver? Uma reforma tributária é o primeiro passo. Sem ela, seguiremos cobrando muito imposto sem gerar crescimento. O Governo gastar menos do que arrecada, é outra medida interessante. Mas esperar isso desses políticos que temos, é demais... E assim em 10 anos, talvez estejamos importando até feijão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário