segunda-feira, dezembro 1

Brasileiro está vivendo mais

Com prevenção melhor, mais pessoas estão chegando aos 70 anos...
Quem nasceu em 01 de Janeiro de 1960, quando o Brasil ainda vivia os anos de JK ( para mim, de longe, o melhor presidente de nossa história ), tinha como perspectiva viver até os 48 anos. Sim, o brasileiro vivia - em média - apenas 48 anos. Pode parecer loucura para alguns, mas esta conta levava, claro, em conta a altíssima mortalidade infantil. Neste período doenças que ainda hoje matam muito eram ainda mais letais, como o câncer de mama e do de próstata.

Passados 45 anos, essa expectativa aumentou nada desprezíveis 25 anos, chegando atualmente é 73,4 anos. Nada mal, mas que poderia ser melhor, caso o Brasil tivesse dado tal pulo em outras áreas, como no Saneamento Básico. Mas é um fato que o brasileiro está vivendo mais. Existem outras informações no estudo divulgado hoje pelo IBGE, dentre eles que a mulheres decaíram de 6,9 filhos para 1,9. Uma queda considerável.

Quem nascer hoje deverá superar bem esta marca, pois durante sua vida se beneficiará das melhoras que serão implementadas. Assim como uma tia minha nascida no ano de 60 que hoje já tem 54, bem acima da previsão do ano de seu nascimento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário