sábado, dezembro 13

Porque Graça Foster e sua Diretoria continuam na Petrobrás

Graça Foster e a Diretoria da Petrobrás permanecem. Mas porquê?

Existe uma história antiga que diz "que a mulher de César não basta ser honesta, precisa parecer honesta". Mais ou menos assim: o gestor público tem que, mais do que ser honesto, parecer honesto.

A frase é emblemática e serve bem para determinar, de fato, quem se preocupa com o Brasil ou à própria imagem. É o caso de Dilma e do PT. Em praticamente todos os países decentes do mundo democrático, por 1% do que já foi divulgado TODA a Diretoria da Petrobrás já teria caído e nunca mais nenhum de seus integrantes voltariam a ocupar um cargo público na vida. Aqui no Brasil não apenas permanecem onde estão como não pedem exoneração. Recentemente o Primeiro Ministro do Japão pediu perdão à nação porque o cunhado dele realizara negócios escusos, e que em nada o comprometiam. Fez isso porque o povo japonês não aceita este tipo de coisa.

A Presidente Dilma vem sendo aconselhada recentemente a demitir Foster e os Diretores. A Presidente, que tenta passar uma imagem de "dura na queda contra a corrupção", resiste a fazer isso porque, segundo ela, isso implicaria em ligar Foster e os Diretores atuais com o escândalo. Lembram da frase que abriu este texto? Pois é, Dilma pode até ser honesta mas não está parecendo ao tomar tal atitude.

Primeiro porque a empresa está sangrando e mais ninguém tem confiança em Foster ou na Diretoria atual. Segundo porque isso está provocando um sangramento nas contas da empresa, que vê dia após dia as suas ações caírem na Bolsa. Além de um enxurrada de processos a vista. Trocar a Diretoria serviria para que a Presidente "parecesse honesta" e não apenas fosse honesta...

Mas estamos falando de Dilma e do PT. Ai é querer demais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário