sábado, dezembro 6

Equipamentos da Transposição podem virar lixo

Trecho inicial da obra em Petrolândia

A Transposição das Água do Rio São Francisco. Algo tão importante que é cogitada desde a época do Segunda Reinado. Faz tempo que é sonhada, almejada. O Presidente Lula prometeu-a com pompa, em 2007, que a mesma seria entregue em 2010. Já no fim de 2009 ele admitia que talvez ficasse para 2011. A candidata Dilma disse depois de eleita, que entregaria em 2012. Lula, antes de sair, confirmou isso perto daqui, em Jati no Ceará que só um Dilúvio seria capaz de impedir Dilma de inaugurar a obra em 2012. Como todos sabemos, não tivemos Dilúvio algum e mesmo assim a obra chega ao fim de 2014 aos 7 anos de duração e com pouco mais de 51% concluída. Num país sério os políticos que enganassem de tal forma o povo nem poderia mais sair às ruas. Como estamos no Brasil, as pessoas acabam virando mitos... Adiante.

A verdade é que não surpreende a ninguém os atrasos e suspeitas de desvios, até os mais empedernidos petistas. Isso porque são com os atrasos que se conseguem facilitar os desvios. Ou o amigo leitor é ingênuo ao ponto de acreditar que o está acontecendo na Petrobrás não ocorra na Transposição? Se acreditar, sugiro fazer análise com um psiquiatra.

Pois bem, mas o que surpreenderia então em se tratando da obra? Que tal a informação de que diversos equipamentos que somam mais de um bilhão de reais pode se perder antes de ser usado? É o que diz matéria da Folha de São Paulo. Estarrecedor, com certeza.

É muita irresponsabilidade com o dinheiro público. E isso porque Dilma disse a pouco mais de um ano que a obra tinha virado prioridade número 1 do seu governo. Imaginem se fosse a décima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário