segunda-feira, dezembro 8

Alex, o único. Parabéns pelo jogador que você foi

Sabiam que ele fez mais gols do que Ronaldo Fenômeno?
Sou torcedor do Santos. Em Pernambuco abri uma concessão para o Sport, por entender que deveria escolher um clube do estado onde moro ( para quem ainda não souber, eu nasci em São Bernardo Campo, São Paulo ). Posteriormente em 2005 nasceu o Salgueiro, time da minha cidade. E não poderia negar a ele a minha torcida. Acontece, que eu sigo de cima pra baixo sendo Santos, Sport e Salgueiro. Sou Santos contra todo e qualquer time. Sou Sport desde que não encare o Santos. E sou Salgueiro desde que não seja contra Sport e Santos. Simples assim...

Como o Brasil é um país com outros 27 países dentro dele, eu tenho simpatia por alguns clubes, um em cada estado. Simpatia, não é torcida. No Paraná eu gosto do Coritiba, único time verde a ter minha simpatia, diga-se de passagem. E o ídolo recente do clube e jogador saído de lá com maior projeção no mundo aposentou-se ontem. 

Alex é, de longe, o melhor meia do futebol brasileiro desde o fim da era Zico. Sim, desde que o galinho parou de jogar, que para mim Alex é disparadamente o melhor meia. Quando falo meia, estou referindo-me a jogadores que pensem o jogo. Kaká e Ronaldo ( o gaúcho ) estão mais para meia-atacante do que meias. Ganso é um meia, só para citar um que ainda está no meio da carreira e de quem eu sou fã.

Alex foi ídolo por onde passou. Começou e terminou a carreira do Coritiba. Venceu Libertadores no Palmeiras, Triplice Coroa no Cruzeiro e virou mito no Fenerbache da Turquia. Apenas passou pelo Flamengo e ficou, em tese, devendo pela Seleção. Embora quando revisitamos as listas de convocados para as Copas e vemos certos nomes, fica clara a crueldade que foi feita com ele. Sobretudo em 2002 e 2006, quando destruía em campo. Só um dado: ele foi o capitão que levantou a Copa América em 2004, aquela do gol de Adriano no final contra a Argentina. É qualquer um que vira Capitão? 

Ele ontem deu final a sua carreira. Brilhante, recheada de grandes gols. Aliás, por falar em gols fica um dado: ele fez mais gols do que Ronaldo, o Fenômeno: 422 contra 420. E deu mais de 300 assistências, que por tabela, viraram gols. Em suas 1035 partidas, ele foi responsável por quase 800 gols.

Alex fará falta. O futebol brasileiro está mais pobre...

Nenhum comentário:

Postar um comentário