segunda-feira, junho 7

Bolsa reage mesmo diante da falta de boas notícias internas. Qual o Segredo?


Pelo sexto dia seguido, a Bolsa de Valores de São Paulo ( Bovespa ) subiu e fechou no patamar perto dos 131 mil pontos, mas precisamente em 130.776. Mas porque o Mercado está em euforia enquanto que a Economia Real, não demonstra a mesma empolgação?

O principal motivo é o mercado externo e como fator secundário as exportações de Commodities. No cenário Global vemos os EUA, União Europeia e a China com números melhores do que o esperado, com suas indústrias com mais pedidos do que todos imaginavam agora. Nos EUA o fato do Governo Biden ter mantida a política expansionista, com mais incentivos na casa de trilhões, faz com exista muita oferta de crédito e isso gera mais crescimento. Isso só é possível graças a vacinação em massa feita por lá. Na Europa as coisas também começam a voltar aos trilhos e na China nunca estiveram paradas mesmo, para ser muito sincero. 

Ai vem a busca pela Comoditties, como o Minério de Ferro e os alimentos. São os sinais que fazem com o otimismo dos investidores elevem as cotações das ações. Aliás não fosse o Agronegócio, talvez o Crescimento de 1,2% fosse até mesmo uma retração. Então é por isso que não vemos o aumento da oferta de empregos e nem mesmo sentimos este impacto. Mas poderia ser pior. E também poderia ser melhor.

Para que tal resultado se mantenha, o Governo precisa fazer sua parte. E isso implica avançar na Reforma Administrativa e Fiscal, bem como aumentar o ritmo das Privatizações. Gerando um melhor clima para os negócios, o Brasil se aproveitará muito da retomada mundial, que certamente acontecerá nos anos seguintes. Se não fizermos isso, seguiremos como um mero fornecedor de matéria prima para o crescimento dos outros.

Mesmo assim é positivo que a Bolsa suba mesmo em uma pandemia e com a inércia do Governo Federal. Tá bom, mas poderia ser melhor. E isso é o que pega neste caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário