O Banco Central, como faz toda segunda-feira, divulgou o Boletim Focus que é a média das projeções dos Analistas de Mercado. Bom, este Boletim mede a temperatura da economia, não só para hoje, mas para os próximos meses. Assim o mercado segue projetando aumento da IPCA, o principal índice de Inflação. E o faz pela 12ª segunda semana consecutiva.
Por outro lado, o PIB também vem com altas a 10 semanas. Mas junto com inflação isso não é exatamente uma grande notícia. Explicando: o ideal é que a inflação apareça depois da retomada econômica, mas ela vem antes do boom de crescimento e isso pode, em algum momento, trazer menos crescimento. Adicionalmente, isso empurra a SELIC pra cima e isso encarece os empréstimos para todos e faz com que o Governo tenha que pagar mais juros, o que termina por gerar mais inflação.
A semana começa com uma perspectiva de mais queda da cotação do Dólar, devido a entrada da moeda no mercado que é atraída pelo aumento dos juros. E também devido ao excesso da moeda no mercado, graças as injeções feitas pelo Governo Biden. Com a cotação em baixa, isso ajudará no segundo semestre a conter mais a inflação, uma vez que importar será menos caro.
As Bolsas Europeias abriram em queda, devido ao medo quem a Variante Delta e um crescimento dos casos de Covid-19 no Continente. Caso isso se confirme, teremos um impacto grande na retomada do crescimento. E as Bolsas trabalham basicamente de perspectivas e as de hoje não parecem tão otimistas assim. É de se esperar que a Bovespa também siga este movimento. Ainda mais com o Covaxingate apenas no seu primeiro dia útil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário