O Governo Federal está acuado. Seja pela CPI ou pelas pesquisas de opinião, é urgente a produção de boas notícias. E, coincidência ou não, hoje o Ministro da Economia Paulo Guedes foi a Câmara dos Deputados entregar Projeto de Lei que altera a cobrança do Imposto de Renda.
A proposta é alterar a faixa de isenção que atualmente é pouco menos de 2mil reais e levá-lo para 2,5mil reais e para o ano que vem chegar em 3mil reais. Assim, segundo o próprio Guedes, a quantidade de pessoas que ficarão livres de pagar IR sairia de 8 milhões para 16 milhões.
Para compensar o que deixa-se de arrecadar a saída é, claro, cobrar em outros pontos. E a principal alteração será feita taxando os Dividendos ( divisão dos lucros das empresas ) atualmente isentos. A taxação seria de 15%, mas não para por ai. Quem receber acima de 40 mil reais no ano, perderá o direito a pagar o imposto pela forma Simplificada.
Sabemos que o Governo não tem como cortar impostos, no máximo liberar de um lado e cobrar de outro. Em todo caso, a ideia ajudará uma parcela considerável da população, justamente os que mais são taxados atualmente. A medida também alterará o Imposto para as Empresas, visando aliviar também para as menores, mas taxando nas maiores.
Agora é aguardar para ver o que será feito no Congresso. E isso, no Brasil sempre é um risco e tanto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário