quinta-feira, julho 24

Charge do dia: otimista com a economia você, não?

"Lá vem o Brasil, descendo a ladeira..."
Quem me conhece mais de perto pode comprovar: antevi tudo de ruim que aconteceu no Governo Dilma. Tudo mesmo... que o país não iria crescer como deveria, que a Transposição e a Transnordestina não seriam concluídas e até que a inflação voltaria. Acertei essas previsões não porque sou um gênio, pelo contrário até. 

Acertei porque eram óbvias de que iriam acontecer, mas muitas pessoas, por escolha ou falta de cérebro preferiram não vê-las. A nossa economia é - artificialmente - mantida pelo crédito ao consumo, medida que vale por um certo tempo. Uma vez que as pessoas se endividam, elas passam um tempo razoável sem poder de compra, uma vez que não adquiriram o bem a vista por causa de um espetacular aumento de renda, mas sim comprometendo vários anos. Além disso nossa indústria vem recuando desde o começo do Governo Dilma.

Além disso, o Governo se endividou demais entre 2008 e 2010 ( para eleger Dilma ), tanto que a dívida interna é de mais 2,4 trilhões de reais. Se quiserem converter em dólares, isso dá mais de um trilhão. E ainda tem a dívida externa, que é mais de 300 bilhões. Surpreso com esta informação? Já sei, você é daquele grupo desinformado que acreditou no Lula quando ele disse que pagara a dívida externa? Paciência... não acredita em mim? Acesse o site do Banco Central e veja você mesmo...

Por causa do endividamento o Brasil não pode fazer agora o que fez em 2008: emitir títulos e trocá-los por dinheiro e injetar na economia. Não por dois motivos: não consegue pagar nem os juros atuais, quanto mais contratar outros e isso geraria mais inflação, que já está alta. Sendo assim o remédio atual é: prometer que, se re-eleita - no segundo governo Dilma vai resolver o problema.

A pergunta é: se sabem a solução, porque não resolvem agora? Porque Dilma precisa ser re-eleita para resolvê-los?

Nenhum comentário:

Postar um comentário