domingo, julho 6

Valeu Costa Rica. E te cuida Argentina, pois a Holanda tá viva...



A Copa do Mundo é emocionante porque além de futebol existem histórias especiais dentro dela. E nenhuma se compara com a da Costa Rica. O time caribenho caiu no grupo mais complicado da Copa, conhecido com o nada sugestivo nome de "da morte". E o time passou em primeiro.

Hoje em Salvador, a Costa Rica fez uma partida heroica, daquelas para lembrar a vida inteira. Lutou como pode e não teve vergonha de fechar e tentar jogar no contra-ataque. Sabia que era mais fraco e assim se portou em campo. Quase conseguia prosseguir sua história na Copa. Uma bola no fim do segundo tempo da prorrogação, quase consumava o que parecia impossível.

Só que do outro lado estava a Holanda. Três vezes finalista de Copas e que esteve na última. E que tem o melhor técnico da Copa ( Van Gaal ), o melhor jogador ( Robben ) e um dos melhores elencos. Tudo junto, temos a Holanda desta Copa. 

Van Gaal foi pra cima. Tirou zagueiro ( que não tinha a quem marcar ) para colocar um atacante, sempre na busca pela vitória. Foi uma partidaça. E ficou no 0x0 até o fim da prorrogação. E ai Van Gaal fez o inesperado: trocou o goleiro Celissen por Krul. A troca, aparentemente sem sentido foi mais uma interferência de Van Gaal no resultado da partida: inspirado ele catou duas cobranças de jogadores costariquenhos e colocou a Oranje em sua 5 semi-final de Copas, a terceira na últimas 5. Um feito e tanto para uma não campeã. Ainda...

Os jogadores da Costa Rica talvez tenha se assombrado com a entrada do goleiro de 1,93m e realmente não bateram bem. Teve para ajudar Krul o fato de conhecer os batedores, uma vez que foram os mesmos que tinha cobrado contra a Grécia. Enfim, méritos para a ousadia de Van Gaal. 

E os Ticos merecem parabéns. Fizeram uma Copa muito além das expectativas. E podem se programar para a Rússia 2018. Pois este elenco é jovem e talentoso o suficiente para voltar nos gramados russos. Até logo Ticos.

E Argentina, te cuida. A Holanda está com sede de, enfim, entrar no rol dos campeões mundiais, com 40 anos de atraso diria meu pai...

Nenhum comentário:

Postar um comentário