quinta-feira, julho 10

E a Argentina poderá ser campeã no Maracanã...


E não é que o Lula - o ex-presidente que deu um estádio de presente para o seu time - estava certo? Ele, em 2007, disse que o Brasil faria uma Copa para argentino nenhum colocar defeito. Duvido que algum hermano ouse reclamar desta Copa. Pela primeira vez desde 1990 eles estão em uma final.

Em tempo: a fala de Lula apenas confirma o que eu sempre disse aqui, que houve em 2003 um acordo pelo o qual a Argentina abriu mão de sediar a Copa da América do Sul em 2014. E muito bobinhos ai dão crédito a Lula pela Copa... o acordo que me refiro foi acertado entre Ricardo Teixeira ( então presidente da CBF ), Júlio Grondona ( Presidente da AFA e já naquela época vice-presidente da FIFA ) e Nicólas Leoz ( Presidente da Comenbol ). Ficou acertado entre eles que: Teixeira ficaria com a Copa, Grondona seria re-eleito vice-presidente da FIFA ( sem que Teixeira pleiteasse a vaga ) e Leoz seria re-eleito na Comenbol. E assim foi feito. Tanto é verdade o que digo, que ao contrário da escolha das Copas de 2018 e 2022, não teve rivais na escolha. Apenas foi, digamos assim, ratificada...

Deixemos de citar nomes de CANALHAS da pior espécie ( todos os citados o são ), e vamos falar de jogo de ontem. Uma partida longe de ser brilhante, mas que foi taticamente ótima. Claro que ninguém gosta de 0x0, mas esteve longe de ser um jogo feio. Partida bem disputada, com batalhas de posicionamento e com as defesas prevalecendo. Mesmo assim, as equipes tiveram oportunidades de decidir a partida. Mascherano vetou Robben e Cilessen vetou Maxi Rodriguez, Messi e Palácios.

Após 120 minutos, vieram as cobranças de penalidades. Sempre dramáticas, como todos sabem. E a Holanda perdeu duas cobranças. Ou seria mais justo dizer que Romero defendeu as duas? Tanto faz, o certo é que no domingo Dilma poderá ter que entregar a Taça para Messi.

A Argentina pode vencer a Alemanha? Claro que pode. Tem time para isso e quem estiver apostando que por ter feito 7x1 no pífio time do Brasil, super favorito, eu dou um dado: em 1990 o time alemão era mais forte que a Argentina - apesar de Maradona - mas venceu apenas por 1x0. Porque é que agora fariam uma goleada? E tem outro detalhe...

Em todas as Copas do Mundo disputadas em solo americano ( Norte e Sul ), sempre o campeão foi um time do continente: 3 do Brasil ( Chile 62, México 70 e EUA 1994 ), 2 do Uruguai ( Uruguai 30 e 2 da Argentina ( Argentina 1978 e México 1986 ). Ao ver a lista você pode perguntar pelos outros 2 títulos do Brasil. Acontece que o Brasil vence na Suécia em 1958 e no Japão/Coreia do Sul. Apenas a Espanha conseguiu o feito do Brasil, que é ter vencido uma Copa fora do seu continente. Os alemães podem entrar neste seleto grupo. Ou recebem companhia no grupo que hoje fazem parte, com o tri da Argentina. 

Tudo será resolvido no Maracanã. E tem cara de jogaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário