domingo, julho 20

Um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para humanidade

Neil Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin. Os três pioneiros na lua.
Lançamento do foguete Saturno VII, que conduziu a Apollo 11 para o espaço
Neil Armstrong recolhendo material para pesquisas. Foto tirada por Buzz Aldrin.
20 de Julho de 1969. Quem tiver mais de 55 anos com certeza sabe bem o que fazia neste dia, caso morasse numa cidade. Ninguém nos centros urbanos ficou alheio ao fato marcante ocorrido naquele dia 45 anos atrás. 

O homem chegara na Lua. O feito era tão impactante, que para muitos não passou de uma armação do governo dos EUA para enganar os soviéticos, rivais em tudo naquela época, também na Corrida Espacial. Naquele dia Neil Armstrong disse a frase que dá nome ao post, uma das mais repetidas em toda a historia, com certeza.

A Apollo 11 foi lançada em 16 de julho de 1969, mas muita coisa teve que ser feita antes que ela pudesse decolar. Tudo começara 12 anos antes, quando os soviéticos lançaram o Sputnik, um satélite que deu a volta ao mundo. A partir daí, os dois lados não mediram esforços. Em Abril de 1961 outra vitória de Moscou: Yuri Gargarin tornou-se o primeiro homem a passear pelo espaço. Em Fevereiro de 1966 os soviéticos conseguiram pousar com sucesso uma nave em solo lunar. Não tripulada. Mas a nave não voltaria de lá, ficou perdida no espaço. Mas estavam perto.

Contudo além de política, esta era uma disputa econômica. Opunha o melhor do capitalismo e socialismo em plena guerra fria. E os EUA tinham muito mais recursos ao seus dispor, pois dólares não faltavam, já a grana da URSS era bem mais curto. E a corrida espacial seria uma das causas da queda do sistema socialista, no fim dos anos 80. Os EUA não apenas conseguiram pousar uma tripulação na Lua, conseguiram derrotar o inimigo sem detonar um único disparo contra Moscou.

Neil Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin entraram para a história. E sempre serão lembrados. Até por aqueles que acreditam ser tudo uma farsa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário