sexta-feira, outubro 10

Brasil tem primeiro caso suspeito de Ebola

Alerta máximo: um caso suspeito em solo brasileiro
Um Seminarista que veio da Guiné, Souleymane Bah, de 47 anos está internado em uma área isolada na Fundação Fiocruz, referência nacional em tratamento de casos extremos. Ele chegou ao Brasil pelo Aeroporto de Garulhos no dia 19 de Setembro e foi para o Paraná.

No dia 08 deste mês ele ficou doente, tendo gripe e febre. Isso é importante porque o tempo de encubação do Ebola é de 20 a 25 dias e bate com o tempo entre a saída dele da área da epidemia e o acusamento da doença. Ele estava em Cascavel. Uma vez que os sintomas parecem com os do vírus ebola, a unidade de saúde ( UPA ) notificou a Secretária de Saúde do Estado e esta o Ministério. Neste momento o Ministro da Saúde, Arthur Chioro dá entrevista coletiva sobre o assunto. A Organização Mundial de Saúde ( OMS ) já foi informada, cumprindo protocolo internacional.

Por enquanto isso é tratado como caso suspeito. Os profissionais de saúde de Cascavel serão monitorados diariamente. Tão logo o caso passou a ser suspeito, somente pessoas com roupas adequadas passaram a ter contato com o doente. Além disso até agora foram detectadas 65 pessoas que tiveram contato com Bah e todas serão acompanhadas.

Aviso importante: o Ebola só é transmitido por contato direto com o sangue e/ou fluídos corporais ( suor por exemplo ). Não se contrai a doença pelo ar. Sendo portanto descartado o contágio de pessoas que estavam no mesmo voo que ele veio da África. Portanto, não há motivo para pânico.

Quero deixar claro que a autoridades estão tomando todas as medidas necessárias para proteger a população brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário