quarta-feira, outubro 8

Dilma x Aécio: A batalha do Nordeste


Aécio Neves ( PSDB ) e Dilma Rousseff ( PT ) travarão uma batalha no Nordeste. O Tucano levou a melhor no sudeste ( sobretudo em São Paulo ) e a Petista venceu com folgas na nossa região. A ideia de ambos é aumentar a votação no Nordeste, herdando os votos de Marina Silva ( PSB ). 

Aécio teve votações pequenas em alguns estados, mas o fato de dois aliados disputarem o segundo turno na região ( Paraíba - Cássio Cunha Lima - e Ceará - Eunício Oliveira ) tendem a melhorar seus números nestes estados. Ele conta também com o apoio do PSB em Pernambuco, único estado da região onde a Presidente não foi a mais votada, para aumentar seus votos.

Dilma conta com mais apoios e quer superar os 2/3 dos votos em todos os 9 estados e assim anular a provável derrota em São Paulo. Acontece que a Região tem mais votos do que o estado paulista e como os outros estados Tucanos ( Centro-Oeste e Sul ) possuem menos peso do que Minas e o Norte, uma vitória nesse patamar seria suficiente para garantir a re-eleição, desde que ela vença novamente em Minas.

E isso é um dado importante: nenhum presidente até hoje foi eleito sem ser majoritário em Minas Gerais. E Aécio Neves sabe disso e vai fazer de tudo para voltar a vencer no seu estado natal. Que também é, que coisa, o de Dilma. Apesar de ela se vender mais como gaúcha.

Eu irei postar depois, dados sobre a eleição no Nordeste em 2010 ( Dilma x Serra) e como foi no primeiro turno entre Dilma x Aécio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário