sexta-feira, outubro 31

Resultados das Enquetes sobre o primeiro turno

Lancei duas enquetes sobre o resultado do primeiro turno em nossa cidade. Foram elas, com o respectivo resultado ( volto depois com comentários ):

Vamos por partes, como diria Jack "o estripador": por apenas um voto os leitores do Blog aprovaram o que fez o PSB. Foram poucos votos, mas é um dado interessante. Já na segunda enquete... bom, ai temos algumas leituras a serem feitas. 

A primeira delas é que por dois votos, de um total de 40, os leitores entenderam que o Vice-Prefeito Luiz Carlos de Souza levou a melhor: 18x16. O mais interessante nisso é que eu considero o Vice-Prefeito o derrotado na batalha. Assim o acho porque em Salgueiro Paulo Câmara venceu Armando Monteiro ( enquanto que em diversas cidades do Sertão este venceu ). Era um embate claro entre os dois. Que concordavam com o apoio a Fernando Bezerra Coelho para o Senado. Para presidente eu acho que nenhum dos dois teve grande influência, até porque mesmo sem ninguém apoiando, Dilma venceria no primeiro turno como venceu. O mesmo pensamento uso para mostrar que a votação de Cleuza Pereira ( PSB ) para Federal seria a mesma ( talvez até maior arrisco ) sem o apoio do Prefeito Marcones. Fernando Filho, o Federal que teve o apoio do Grupo de Cacau, teve votação pífia, parecida com a eleição anterior. Difícil saber quem se saiu pior nessa. E detalhe: não faço projeções para 2016 ao dizer isso, falo apenas com relação ao resultado do primeiro turno.

Para Deputado Estadual, os dois levaram - por assim dizer - uma "surra": Cacau apoiou Augusto César, que teve votação muito pequena e, importante, era sempre apoiado por pessoas na cidade ( Edilton e Gualberto por exemplo ). Já o prefeito... os votos que repassou a Roberta Arraes foram uma decepção. Aqui ambos ficaram empatados.

Mas porque as pessoas entenderam que Cacau levou a melhor? Creio que tenham levado em conta que quem seja o "líder", por ser o ocupante da cadeira de prefeito. Penso que tenha sido isso. Eu particularmente tenha sido o Prefeito, mas por pequena vantagem...

E não me peçam para comentar o resultado do segundo turno, porque nenhum político de Salgueiro é o responsável pela vitória de Dilma. Que talvez fosse maior se o Prefeito a tivesse apoiado, embora ele tenha ficado bem em cima do murro, já que em 2010 fez campanha clara e forte para a petista e agora nem saiu à rua para pedir votos.

É o que eu penso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário