terça-feira, outubro 7

O PSB sinaliza apoio a Aécio Neves

Prefeito Geraldo Júlio e Governador Eleito Paulo Câmara: eles querem Aécio...
Ao que parece, o desfecho do que fará o PSB no segundo turno poderá ser anunciado ainda hoje. Neste momento o Prefeito Geraldo Júlio e o Governador Eleito Paulo Câmara estão em São Paulo reunidos com dirigentes da legenda socialista acertando detalhes para que o partido possa apoiar Aécio Neves ( PSDB ) em detrimento de Dilma Rousseff ( PT ) no segundo turno da eleição presidencial. Estes acertos seriam, basicamente estes:
  • Acerto com o Deputado Federal eleito Daniel Coelho para apoiar a re-eleição de Geraldo Júlio. Daniel foi o segundo na eleição vencida por Júlio e poderia ser um empecilho para a re-eleição deste;
  • Adoção de medidas caras à Eduardo Campos pelo Programa de Governo de Aécio, tais como o Pacto pela Vida e a Escola de Tempo Integral;
  • Nos estados em que exista disputa de palaques opostos ( caso da Paraíba, com Cássio Cunha contra o atual Governador Ricardo Coutinho ) sejam evitados ataques;
  • Comprometimento com a proposta do fim da re-eleição. Seria irônico ser um presidente Tucano a por fim a esse despropósito, mas faz sentido o PSB pedir. Essa é mais bandeira de Marina do que do PSB, mas Aécio já até falou nisso antes;
  • Incorporação de medidas de Sustentabilidade, bandeira central de Marina Silva. E é inegociável para ela, mas facilmente acertável.
Antônio Campos, o único irmão de Eduardo que ninguém conhecia antes do acidente, já declarou-se a favor de Aécio, deixando claro que o apoio era apenas dele. Mas convém lembrar, como bem citou Reinaldo Azevedo da Veja.com, que ele foi o primeiro a defender que Marina fosse a candidata. E logo depois, todo o clã Campos veio junto. Deve acontecer o mesmo agora. 

Alguns integrantes do PSB, contudo, não veem com bons olhos isso, preferindo neutralidade. O Presidente da legenda Roberto Amaral é um deles e claramente é importante peça neste tabuleiro. Outros que são contra são a Deputada Federal Luiza Erundina e o Secretário Geral Carlos Siqueira, que preferem é uma aliança com o PT, ou quanto muito neutralidade.

As pessoas ligadas à Rede, partido que Marina pretende fundar passadas as eleições, quase todas já declararam apoio a Aécio: Neca Setúbal, herdeira do Banco Itaú, e Walter Feldman. O único contrário seria Pedro Ivo Assessor direto da ex-Senadora.

Tudo caminha para uma aliança. Não custa nada lembrar que o Deputado Gonzaga Patriota já declarou apoio a Aécio Neves. Aguarda-se posicionamento oficial do PSB de Salgueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário