segunda-feira, outubro 6

Apenas 32 Deputados Federais conseguiram se eleger sozinhos

Se liga abestado, na lista dos Deputados que foram eleitos sem depender de Legenda

O abestado da legenda acima é apenas uma piada, certo?

Foram eleitos ontem 513 Deputados Federais. Mais de 40% ocuparão uma cadeira pela primeira vez, outros estão lá a mais de 40 anos. Mas apenas 32 conseguiram votos suficientes para chegarem lá sem depender de mais ninguém. 32 é menos de 10%, aliás, é quase 5% apenas...

A conta é basicamente esta: somam-se os votos destinados a todos os candidatos daquele cargo e divide-se isso pelo números de vagas. O resultado é conhecido como Coeficiente Eleitoral. Qualquer candidato que iguale ou  supere-o terá sido eleito por suas "próprias pernas". Foi o caso de Tiririca que conseguiu mais de 1 milhão de votos. E o de Celso Russomano ( 1,5 milhões de votos ). Todos os outros 481 deputados precisaram de ajuda de outros jogadores para conseguir a vaga na Câmara Federal.

O Site Congresso em Foco listou, por ordem alfabética do Estado dos candidatos, os 32 que chegam ao congresso apenas por seus próprio votos. Pernambuco tem 4 nomes na lista ( empatando com o Rio de Janeiro e perdendo para São Paulo que tem 5 ):

Eduardo da FontePPPE283.567ReeleitoEmpresário
Pastor EuricoPSBPE233.762ReeleitoComerciário e comunicador de rádio
Jarbas VasconcelosPMDBPE227.470NovoBacharel em Direito
Felipe CarrerasPSBPE187.348NovoEmpresário de shows e entretenimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário