sexta-feira, outubro 10

Quem vota em quem por Classe Social?


A pesquisa Datafolha ( assim como a do Ibope ) aferiu o que considera ser a situação de momento: 51% para Aécio Neves ( PSDB ) e 49% para Dilma Rousseff ( PT ). Mas o Instituto fez mais do que isso: dividiu o eleitor em faixas econômicas e como cada candidato saiu nelas.

O resultado é a imagem acima. Conforme se desloca para baixo, o eleitorado Azul ( Aécio ) diminui e o Vermelho ( Dilma ) aumenta. Ou trocando em miúdos: quanto maior a renda, mais votos o tucano possui e quanto menor a renda, maior o percentual de votos para a petista.

Não é questão de gosto, é a realidade. Alguns enxergam nisso, em falar sobre essa diferença, um preconceito com os mais pobres. Não, não é. Apenas é a realidade. Quanto menor a renda maior é a votação de Dilma. Poderíamos tecer diversa tese sobre o porque disso, mas basicamente é nesta população que estão os beneficiários do Bolsa Família. Por outro lado, pessoas com mais renda possuem maior escolaridade, o que nos permite entender que quanto mais tempo de escola menos a pessoa depende de benefícios do Governo.

Não sou defensor do Bolsa Família. Entendo que do modo como ele existe hoje, ele é um mal, que nada traz de benéfico para o futuro do Brasil. A minha maior crítica deriva de um fato: a pessoa entra no Programa e fica lá para o resto da vida. Tem pessoas que recebem desde que ele foi implantado por Fernando Henrique no fim dos anos 90. Entendo que as pessoas deveria entrar, permanecer por no máximo 2 anos e depois sair. Neste período de 2 anos, os pais fariam cursos técnicos ( pedreiro, corte e costura, artesanato, etc ) e teriam que, ao menos, se alfabetizarem. Depois disso, que caminhassem com suas próprias pernas. É o que eu penso...

O Datafolha também fez o peso de cada Classe na votação dos candidatos, bem como o desempenho por região, este bem interessante, se querem saber. Vejam abaixo:


No quadro por Região vemos que Aécio lidera no Sul ( a mais equilibrada de todas as 5 ), no Sudeste e no Centro-Oeste. Dilma mantem sua grande vantagem no Nordeste e vence no Norte. Nada de muito novo, contudo a vantagem de Aécio no Sudeste é maior do que o esperado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário