quinta-feira, outubro 23

Longa vida ao Rei!!!

Eu tinha 6 meses quando essa cena aconteceu...
Hoje, 23 de Outubro, pode ser um dia comum para muitas pessoas. Alguns sabem quem nasceu neste dia e sua importância para o esporte brasileiro. Outros nem sabem e nem ligam. Mas para um Santista é um feriado: é o aniversário de um tal de Edson Arantes do Nascimento, que mundo conhece como Pelé.

Falar do Rei é chover no molhado. Tudo o que se disser será pouco para o que ele fez. Dono de recordes imbatíveis ( e me desculpem Romário e Túlio, vocês não marcaram mil gols ). Como disse certa vez Carlos Drummond de Andrade: "difícil, extraordinário, não é fazer mil, como Pelé. É fazer um gol como Pelé".

O Rei nasceu em 23 de outubro de 1940 e hoje completa 74 anos. Ele, contudo, não tem a reverência necessária e é até criticado demais para alguém com a sua história. Ele deu seu último chute com a camisa do Santos em 02 de Outubro de 1974, quando este blogueiro - filho de pai santista - tinha pouco mais de seis meses de vida ( 21 de Março ). Não vi Pelé jogando, mas por ser Santista sei o real valor que ele merece. Para o Santista - diferentemente de qualquer outro torcedor - Pelé é mais do que o melhor jogador de nossa história, mais do que o Atleta do Século XX ou mais do que o homem a ter vencido 3 Copas como jogador - feito único. Ele é o cara que pôs o nosso time no mapa. Antes era um time "qualquer" e virou eterno após ele. 

Longa vida ao Rei. Longa vida ao Edson. Longa vida ao Gasolina ( apelido de começo de carreira ). Vivas ao melhor jogador de nossa história. E quando digo isso, me refiro à do Santos. Exclusividade do Peixa da Vila, que ele tornou mítica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário