quinta-feira, outubro 30

40 anos da Luta do Século

Ali x Foreman: um combate eterno
1974. Outubro. 30. Kinshasa. Faz tanto tempo que o país até mudou de nome: era Zaire, agora é República Democrática do Congo. Costuma brincar dizendo que o ano em que vi ao mundo foi histórico. Nixon deposto nos EUA, o Carrocel Holandês da Copa da Alemanha... e a Luta do Século. Entre dois monstros sagrados do Boxe de todos os tempos: George Edward Foreman, então campeão das duas mais conceituadas Associações do Esporte, e Muhammad Ali ( para mim o melhor boxeador de todos os tempos ), campeão também por duas associações. O palco foi o estádio nacional, lotado com mais de 100 mil espectadores. Nunca, antes ou depois, houve uma luta de Boxe com esta. Tenham 100% de certeza. Ao vencedor a glória eterna e os cinturões unificados como nunca antes. Ao perdedor... bom, ao perdedor coube também um belo local na história se querem saber.

Foreman era do tipo nocauteador, força pura e estava no auge da forma, ao 25 anos. Ali ( que antes de se converter ao islamismo era Cassius Marcellus Clay Jr ) era a técnica em forma pura, mas já um veterano de 32 anos - idade avançada para um boxeador na época. Os dois, ao lado do também estado unidense Joe Frazier formaram a melhor tríade de boxeadores da história. Não por outro motivo, Frazier foi o primeiro a derrotar Ali em  1971. Derrota devolvida em janeiro deste mesmo ano. 

Foi a ascensão da figura mais pitoresca da história do boxe: Don King, então um jovem empresário de boxe. Foi ele a mente por trás da Luta e a escolha, exótica, do local. Ganhou muito dinheiro depois daquele 30 de Outubro. Mas foi o responsável pelo espetáculo que foi visto.

A Luta em si, parecia um massacre. Foreman batia e Ali apenas se esquivava. Quem acompanhou a luta garante que era apenas uma questão de tempo para que Ali caísse, afinal um senhor de 32 anos jamais aguentaria aquele massacre por 15 assaltos ( hoje em dias as lutas tem apenas 10, mas naquela época eram 5 a mais ). Acontece que tudo era uma tática de Ali: deixar Foreman cansar. E foi o que aconteceu. A partir do sétimo assalto Ali demonstrou sua técnica superior e um atônito Foreman - que com certeza vencia por pontos até li - nada pode fazer... foi à lona pela primeira vez na sua carreira. E o mundo mal podia acreditar...

O resto é história. Ali ainda derrotaria outra vez Frazier no ano seguinte para tornar-se ainda mais mítico. Foreman seguiria no esporte até 1977, quando foi cuidar do seu sítio. Voltaria nos anos 90 e ainda seria campeão, com mais de 50 anos!!!

Mas aquela noite de Outubro de 74 é o momento mais marcante dos dois boxeadores. Que, infelizmente, o velho Ali ( hoje com 72 anos ) nem pode comemorar, vítima do mal de Parkinson. Já Foreman ficou famoso por suas Grelhas e icônicos comerciais para a Televisão. O mundo jamais os esquecerá, com certeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário