quarta-feira, outubro 29

Brasil está dividido ou não? Eu tenho uma teoria...


Na imagem acima temos o Brasil e suas divisões geográficas por Regiões, que todos aprendemos desde cedo nas aulas de geografia. Na imagem, em azul estão as regiões onde Aécio Neves ( PSDB ) saiu vitorioso ( nestes só perdeu no Rio de Janeira e em Minas Gerais ) e de vermelho onde Dilma Rousseff ( PT ) sagrou-se majoritária ( perdeu apenas em Rondônia, Roraima e Acre ). Olhando assim, não tem como não falar em um país dividido, com o PSDB forte demais na metade de baixo e o PT com uma supremacia impactante na metade de cima. Tem rolado debate acalorados no Facebook e alguns usuários - péssimos em matemática, porcentagem e valores relativos - estão tentando passar que Dilma venceu no Brasil inteiro. É uma mentira. E irei provar, facilmente isso.

Primeiro vamos ao óbvio: exceção feita aos três estados do Norte onde perdeu, o PT venceu nos estados onde pelo menos 25% da população recebe Bolsa Família. Não é questão de gostar ou não do programa, é a realidade. Aécio Neves venceu nos Estados onde o Bolsa Família tem a menor porcentagem. Coincidência? Não, eu não acredito em coincidências quando o assunto envolve eleições e o PT. Não me é nada surpreendente que onde a Presidente vença - e com vantagem maior do que o dobro do rival, em alguns estados até com o triplo - sejam justamente os estados com menor IDH e que tenham, alguns, quase a metade da população dependendo do Bolsa Família. Essa é a verdade e negá-la é demonstrar cegueira. Duvidam? Vejam, então, esta imagem:




Além disso, um dado que li hoje me deixou - digamos assim - perplexo: Dilma teve mais votos no Nordeste do que os que conseguiu auferir no Sudeste. Alguém pode perguntar: e dai? Foi a primeira vez que isso aconteceu com um candidato do PT, em todas as eleições desde 1989. Lula teve grandes votações no Sul e Sudeste - perdendo sempre para os candidatos do PSDB, mas sempre com mais votos do que os que conseguiu auferir no Nordeste. Dilma também conseguiu isso em 2010. Agora não...

Acontece que o Sudeste, sozinho, responde por 44% do eleitorado, contra 27% do Nordeste. Por analogia, vencer no Sudeste deveria anular uma derrota no Nordeste e é esse o pensamento de quem diz que não foi o Nordeste quem elegeu Dilma. É errado pensar isso, pelo dado informado acima: mesmo tendo mais eleitores, Dilma teve menos votos no Sudeste do que conseguiu no Nordeste. E ai cai por terra a tese. E sim, temos uma nação dividida.

Além disso as regiões Sul e Centro-Oeste, juntas, respondem por 22%, menos que o Nordeste. Nestas regiões Dilma perdeu ( 17% e 15% respectivamente ). Já a região Norte responde por apenas 8% do eleitorado, mas ela venceu lá por mais de 13%. 

Abaixo, para tentar fortalecer meu ponto de vista, deixo tabelas com a votação por Estados - separados por Regiões, bem como quem venceu em cada um deles e a diferença entre os dois candidatos:





Nenhum comentário:

Postar um comentário