quinta-feira, outubro 30

Viva Don Diego!!!

O lance imortal de um craque imperfeito...
Diego Armando Maradona. Gênio, craque, deus, malandro, polêmico, desequilibrado... são tantos os adjetivos possíveis que eu vou ficar com um que eu prefiro mais: imortal. É o que Maradona é. Jogador canhoto de rara habilidade é para os argentinos melhor até do que Pelé. Só para eles, é claro. Mas eu mesmo digo: dos que eu vi jogar, nenhum chegou sequer perto dele. Como nasci em 74, não vi Pelé atuando, só pra ficar bem claro.

Ele era goleador, cerebral, mortífero nas cobranças de falta, veloz e conseguia cadenciar o jogo quando necessário. A Copa de 1986 só encontra paralelo com a de Garrincha em 1962. Ambas são consideradas as Copas de um homem só. Contudo, é preciso pontuar que o "Anjo das pernas tortas" tinha inegavelmente mais talento ao seu lado. Don Diego tinha, no máximo, um grande jogador ( Valdano ), 3 ou 4 bons jogadores e um bando de pernas de pau. O que torna o seu feito ainda mais espetacular. Fez um golaço inesquecível driblando meio time inglês e vingar-se da derrota na Guerra entre os dois países 4 anos antes. Ainda faria o gol que ilustra este post, o lance mais genial dele. Sim, o mais genial, porque não é para qualquer fazer isso...

Em 1982 já era considerado um dos melhores do mundo, mas fez um péssimo mundial, eliminado por Itália e Brasil. Contra quem se vigaria na Copa de 1990. Em 1986 ele só não fez chover nos gramados do México, durante o tórrido verão do hemisfério norte.

Em 1990, já veterano e abatido por contusões, parecia acabado. Pois é, parecia. Só que ele derrubou o Brasil nas oitavas e na semi-final fez meio estádio San Paolo na sua Nápoles torcer contra a Itália. Ele disse, na véspera: "eles agora querem o seu apoio, depois de ignorá-los. O que vocês irão fazer?". Maradona é REI até hoje na cidade do Sul da Itália. E ainda conseguiu levar outro time limitado até a final. Foi um jogador realmente diferente. Um dos poucos a jogar duas finais de Copa.

Ainda foi a Mundial dos EUA, onde seria punido - outra vez - por uso de Dopping. Voltaria ainda ao Sevilla e depois terminaria a carreira no Boca Juniors de seu coração. Passou ainda pelo Argentino Juniors, onde começou a carreira, e ainda esteve no Barcelona entre 1982 e 1985.

Hoje ele faz 54 anos. Parece até mais velho, mas sua história dentro dos campos é quase irretocável. E é assim que ele merece ser lembrado para sempre. Até porque ele, mais do que ninguém, foi um gênio humano e por isso mesmo, imperfeito. Mas ninguém jogou tanto quanto ele após Pelé... isso eu garanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário