sexta-feira, setembro 19

Datafolha: Dilma e Aécio melhoraram e Marina recua, com aumento da rejeição

Dilma melhora dentro da margem, mas Marina caiu além disso...
 O Jornal Folha de SP divulgou hoje em sua edição impressa mais uma rodada de pesquisa para Presidente e o levantamento não trouxe grande novidades se querem saber. Ao menos nao nos números do primeiro turno, muito parecidos com o do Ibope de terça. A Presidente Dilma Rousseff ( PT ) aparece com 37% ( tinha 36% anteriormente ) e agora logra 7% de vantagem sobre a ex-Senadora Marina Silva ( PSB ), que aparece com 30% ante 33% que tinha anteriormente. É uma vantagem parecida com a do Ibope, onde ela tem 6% a mais que a adversária. Não se deve comparar números de Institutos diferentes, sempre disse isso, mas aqui parece clara que Dilma consolida uma, pequena, vantagem.

Aécio Neves ( PSDB ) também mostra um pequena recuperação, porém mais tímida do que no Ibope: tem agora 17% contra 15% na sondagem anterior. Faltando 16 dias para a eleição é preciso cravar: não existe tempo para uma reviravolta. 

No segundo turno, praticamente nenhum alteração, apenas que agora estariam empatadas tecnicamente ( e não mais na margem de erro ) Marina e Dilma: 46 x 44. A ex-Senadora ainda lidera, mas aqui cabe um adendo: ela tem apenas 2:05 minutos de tempo no Guia Eleitoral contra mais de 11 minutos de Dilma. E isso faz ( ou deveria fazer ) diferença. Em um, certo, segundo turno o tempo será o mesmo para as duas: 10 minutos. E ai o jogo será outro. A conferir... aliás, falando de tempo, podemos ler que até aqui o Guia não serviu de nada para Dilma e o PT. O Partido apostava tudo nos mais de 11 minutos para liquidar a fatura no primeiro turno, o que não vai acontecer. Mas foi pior do que isso, quando o Guia começou a um mês, ela tinha 36% e agora 37%. E pensar que tanta coisa foi feita para garantir o apoio de tantos partidos... abaixo os cenários do segundo turno, bem como o quadro por regiões:


Por fim, um dado interessante: a rejeição de Marina Silva dobrou desde que entrou na disputa. Assustador? Nem tanto... ela não era candidata e tinha 21% das intenções de votos um mês atrás, conforme passou a crescer ( 9% ) é natural que passe a ser rejeitada. Petistas, com quase 100% de certeza, formam os 11% que ele aumentou na rejeição. Pela primeira vez ela supera neste quesito o tucano Aécio Neves. Claro que ninguém quer isso, mas é curioso ver que a rejeição de Dilma é o triplo da de Aécio ( 33 x 11 ). Aliás, aqui também é de se perguntar como que uma Presidente ( o sufixo é ENTE mesmo, fazer o contrário é ferir mortalmente a nossa Língua ) que tenha mais de 11 minutos de tempo para falar o que quiser no Guia Eleitoral não consiga diminuir sua taxa de rejeição... A mesma permanece no mesmo patamar. Espetacular não?


Nenhum comentário:

Postar um comentário