quarta-feira, setembro 3

O PT está na lona...

Cassius Clay derrubando mais um...
Costumo brincar dizendo que nasci na década errada. Se possível fosse, eu adoraria ter nascido no fim dos anos 40 ( curiosamente, período em que nasceram meus pais ). Assim poderia ter visto, no auge grandes mitos do boxe que muito admiro: o Galo de Ouro, o brasileiro Éder Jofre e o trio de pesos-pesados George Forreman, Joe Frazier e, sobretudo, Cassius Clay, que depois de se converter ao islamismo virou Muhammad Ali. Me desculpem os que gostam de MMA, mas arte mesmo é o Boxe... o resto é... o resto.

Dito isto sobre minhas preferências pela nobre arte, resta voltar a realidade: o Partido dos Trabalhadores está na lona, a espera da contagem do árbitro chegar em 10. Tá, sendo bem sincero, de dar pena. O desespero Petista/Petralha ( existem diferenças, bem claras, se querem saber ) é latente. Ontem a noite a Presidente Dilma deveria dar uma entrevista ao Jornal da Globo, apresentado pelos competentes William Waack e Christine Pelajo. Não compareceu. Nem mesmo Lula, que adora falar para plateias escolhidas a dedo para poder soltar suas bravatar, faltou a uma entrevista. Esteve em todas desde 2002. TODAS. Pois bem, Dilma foi a primeira candidata expressiva a faltar. E nem deu explicações, apenas avisou que não teria entrevista. Passou pelo constrangimento de ver as perguntas serem lidas pela dupla de apresentadores... patético.

Mas porque é que Dilma não foi? Sem sentido, pode pensar o amigo leitor. Pelo contrário, é uma estratégia, errada a meu ver, muito bem pensada. Dilma foi massacrada no debate de segunda a tarde no SBT ( o pior horário para um debate com certeza ). Claramente desconfortável, passou insegurança do começo ao fim e ficou bradando resultados que ninguém mais engole, como dizer que a inflação está próxima de zero e que a Economia vai bem... Já Marina Silva ( PSB ) foi perto de perfeita. Atacou com firmeza, respondeu com segurança e ainda tirou onde de Dilma... quase que conquistava meu voto. Mas este ainda pertence a Aécio Neves, com certeza. Mas ela foi tão melhor que Dilma, que alguém que não tenha convicção do seu voto nos dois mineiros ( Dilma nasceu nas Minas Gerais para quem não souber ), é bem capaz de ter mudado caso tenha assistido o debate.

A falta no Jornal da Globo deve-se ao fato de que o partido tenta acertar a estratégia para evitar - a iminente - derrota. Está claro, para quem quiser ver, que bater em Marina não está dando certo. Hoje vai ser divulgada outra pesquisa do Ibope e pelo que se percebe, a ex-Senadora deverá aparecer entre 4 ou 6% a frente de Dilma e mais de 15% no segundo turno. Não tenho os números, é claro, mas tenho conta no Twitter ( volto já a falar dele ) e por lá pipocam informações nada animadoras para o PT. Sem discurso convincente, para estagnar o crescimento de Marina, o PT preferiu pagar um mico, para eles menor, do que ver a Presidente ser destroçada outra vez quando confrontada com a verdade. Ou ao menos, outra verdade...

Dilma ainda tem, por enquanto é verdade, a certeza de disputar o segundo turno. Aécio Neves está fora do páreo, a não ser que aconteça uma hecatombe ( não sabe o que é? Use o Google ). Sendo assim o núcleo petista precisa reinventar uma candidata, que sempre foi ruim. Dilma não virou péssima em gestão ou em comunicação agora. Acontece que 4 anos atrás o discurso do nós ( PT ) contra eles ( PSDB ) serviu. Agora não, e ela está precisando ser o que nunca foi: uma política. Está dando pena... e engraçado ao mesmo tempo.

Sendo assim, o partido passou a comparar Marina Silva com Fernando Collor de Melo ( hoje aliado do PT ) e Jânio Quadros, que venceram eleições sem terem partidos de destaque apoiando. É um ataque rasteiro, pois o PT chegou ao poder com 56 deputadores federais. Não fosse articulação com diversos partidos pequenos ( PSB, PTB, PR ), Lula teria caído durante o mensalão, criado justamente para resolver a "falta de apoio". Marina não tem menos apoio do que tinha Lula em 2002, é parecido. Mas na lógica ( ou a falta dela, vai saber ) petista, a ex-senadora - que também é ex-petista convém citar sempre - é diferente de Lula. Acontece que o eleitorado percebe mais semelhanças do que diferenças entre a ex-seringueira e o ex-metalúrgico. E é aqui que, com diz o velho ditado, "a porca torce o rabo".

Por falar em Lula e desespero, ele estreou no Twitter. Curioso que ele só faça isso quando sua candidata corra sérios riscos de perder, não? Lula, inclusive, largou ao deus dará todos os candidatos do PT de norte a sul para tentar salvar o poste, digo Dilma. A coisa está feia...

Por isso o título do post. O PT está na lona. E a contagem já está pertinho do 10 que gera o nocaute. E isso gera desespero. E este, por sua vez, geram erros, como não dar entrevista e passar a ideia de medo...

Está engraçado. Para mim, que não voto no PT nem sob tortuna, ao menos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário