terça-feira, setembro 2

Hoje na História: Rendição Japonesa encerra a II Guerra Mundial



Pouco mais de um mês após os terríveis ataques nucleares que sofrera, o Japão rendia-se aos Estados Unidos há 69 anos. Faz tanto tempo que meu pai nem era nascido para se ter uma ideia. Devastados pelos ataques em Hiroshima ( 06 de agosto ) e Nagasaki ( 09 de agosto ), onde morreram - só por causa do ataque em si - mais de 150 mil pessoas, o Imperador Hirohito determinou que seus ministros tratassem da rendição. Naquele momento estava em curso a invasão do Japão, que segundo planos dos militares dos EUA poderiam custar as mortes de 1,5 milhão de pessoas, só entre os nipônicos.

O Japão também já sofria pesadas derrotas dos soviéticos que tinham rompido um pacto entre as duas nações em 15 de abril, e já tinham tomado a Manchúria ( China ) e caminhavam sobre as posses do império japonês na Coreia. Esta última seria mal resolvida entre URSS e os EUA e se tornaria no primeiro conflito ( indireto ) entre as duas potências, a partir da separação da Coreia em duas, me 1948. Prova de que o homem vive tomando decisões erradas até quando acerta em algo.

O fim da Segunda Guerra foi assinado a bordo do USS Missouri, um sobrevivente do ataque de Pearl Habor quase 4 anos antes, que deflagara a guerra entre os dois países... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário