segunda-feira, setembro 8

Produção de Energia é a mais baixa desde 2005. De quem é a culpa?

Problemas nas geração de energia vão custar caro ao contribuinte. E duas vezes ainda por cima...
A Gestão do PT no Setor Energético deveria ser espetacular. Tanto criticaram o Governo Fernando Henrique Cardoso em 2001, quando estivemos perto de um grande apagão - que por ações tomadas de forma tardia não ocorreu - que parecia que uma vez na presidência, jamais passaríamos por isso novamente. De fato não estamos mais próximos de um apagão do que estivemos em 2001, mas a situação é bem negativa. A geração de energia em 2014 é menor do que em 2005. Um dado tenebroso e que vai custar caro ao contribuinte. E duas vezes ainda por cima.

Em 2012 Dilma e sua equipe perceberam que em um ou dois anos o desastre da Gestão dela no setor apareceria. Sabiam que a boma explodiria durante a campanha e resolveram agir para criar um factoide: a redução da tarifa. Ou melhor, uma pseudo redução como se verifica agora. Ela reduziu impostos e fez até - um indecoroso - pronunciamento em Rede na TV para "mistificar" a tal redução. Isso já é passado e até os mais cegos já sabem que foi uma jogada para minimizar o que agora aparece... Mais ou menos assim: "baixamos agora, crescemos nas intenção de votos e talvez não associem o aumento a nós"

Além disso, Dilma e sua equipe resolveu alterar regras no sistema de concessões e de distribuição de energia. Mexeu no setor e mexeu mal, muito mal mesmo. Resultado? A Empresas acumulam prejuízos seguidos. O motivo? Pagam mais caro para comprar energia e não podem repassar o aumento para o consumidor porque o Governo, que autoriza, não deixa. Mas porque não deixa? Porque com a inflação já alta, mais aumentos iriam tornar o índice ainda mais nas alturas e isso em ano de eleição não é uma boa coisa...

E eis que agora chega a informação de que a produção é a mais baixa desde 2005. Isso, na prática, significa que em 9 anos o Governo foi incompetente em conseguir crescer a oferta de energia no mesmo ritmo do consumo. E quando isso acontece, as Termoelétricas precisam ser acionadas e elas estão em 100% da capacidade. Resultado? Mais custos para as distribuidoras...

Analistas apontam que será preciso, em 2015, conceder um aumento de pelo 25% na tarifa. Sim, você leu certo, 25%!!!. E iremos pagar duas vezes: o Governo já socorreu com recursos do Tesouro as empresas em mais de 8 bilhões de reais e intermediou um empréstimo de 16 bilhões de reais junto a Bancos privados e públicos. Recursos do Tesouro vem dos impostos que pagamos. Se por isso não viessem pesados aumentos, poderia até ser aceitável, mas não teremos um aumento de 1/4 do valor da atual tarifa. E já tivemos, em 2014, aumento de quase 3 vezes a inflação de 2013. Seu salário aumentou 3 vezes a inflação de 2013, amigo leitor?

O Blog já tratou do assunto diversas vezes, Governo Socorre Setor Elétrico, e nós iremos pagar a conta, é claro e Mais um espeto pro contribuinte pagar. Mas se você assistir ao Guia de Dilma na TV, você será levado a um país sem inflação e com excesso de energia... que, por óbvio, não condiz com a verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário