terça-feira, setembro 23

Governo reduz previsão do PIB, e não é a pior notícia da Economia

Nosso dinheiro está perdendo valor... e até o Governo concorda agora.
Quem assiste o programa eleitoral do PT, que tenta re-eleger Dilma Rousseff, e não ler nada sobre economia pode realmente acreditar que tudo está bem, que estamos perto do paraíso e que o Brasil praticamente seja do primeiro mundo. Vá lá que a propaganda eleitoral realmente tenha que vender o melhor para o candidato, mas tentar esconder a péssima gestão da economia é demais. Além disso, as peças de propaganda não explicam como o Governo vai melhorar o problema atual, até porque não admite existir problema para ser solucionado. Ou seja, Dilma diz: o Brasil precisa me re-eleger porque eu irei manter o que está ai. Enquanto que o correto seria dizer: "eu vou fazer isso". Só que ela não faz. Ai complica.

O fato na verdade é esse: o Governo reduziu, pela terceira vez, a previsão de crescimento da economia para 2014, o famoso PIB - Produto Interno Bruto. No começo do ano, quando alguns ainda acreditavam piamente na economia, a projeção era de 2,5%, quase o mesmo de 2013, que já fora ruim ( 2,3% ). Por voltar de Maio a equipe econômica foi obrigada a reduzir tal previsão dado que os números da realidade estavam bem diferentes e colocou-a em 1,8%. Agora foi obrigado a cortar este número pela metade: 0,9%. Nada deve ser mais frustante para os Petistas...

Outro dado bem ruim é que o Boletim Focus, realizado pelo Banco Central junto à especialistas dos mercado financeiro, divulgado mensalmente que a previsão deles é de 0,3% ( um terço da que o Governo agora espera ), 1,01% para 2015. Isso indica que o Mercado Financeiro já trabalha com a perspectiva de Recessão ( que é quando o crescimento é muito próximo de Zero ). Além disso o Boletim traz que a perspectiva da Inflação para este ano é de 6,30% e 6,28% em 2015. Já para a Taxa Selic as previsões não são mais animadoras: 11% até o fim do ano e 11,25% em 2015. 

Oque isso significa? Que teremos outra vez um crescimento pequeno, mas com inflação e juros altos. O que é uma verdadeira coisa sem explicação, porque quando o crescimento é baixo a inflação tende a ser igualmente baixo. O teto da meta de inflação é de 6,5%, muito perto do previsto pelo mercado. Mas este é, como eu disse, o TETO, não o CENTRO. Portanto algo de errado acontece na economia. Algo que nem é mostrado na propaganda do PT, tampouco aparece como será solucionado.

Além disso o Governo perde arrecadação quando o PIB é menor e isso tem reflexos nas Contas Públicas. Tanto é verdade que o Governo vai sacar R$ 3,5 bilhões do Fundo Soberano, uma das patacoadas criadas por Lula. A finalidade do Fundo, em tese, seria o de garantir estabilidade em épocas de crises. Acontece que só países ricos possuem algo similar, não em desenvolvimento. Manter o dinheiro em tal fundo não ajuda a economia a crescer e nem reduz a, pesadíssima, carga tributária. E além do mais o Governo nega que vivemos uma crise...

Enfim, os números são piores do que a propaganda. Será que isso torna todos em pessimildos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário