segunda-feira, setembro 1

Quando o mundo se preocupa com os mais pobres...

Essa charge representa bem o pensamento mundial sobre o continente africano...
Segundo a ciência, a vida humana surgiu no que hoje é o Continente Africano. Foi lá que nossos antecedentes deixaram de apoiar-se em 4 patas, para usar os membros superiores para outras funções. De lá, um grupo deslocou-se para o que hoje é a Europa e outros, por meios até hoje 100% não comprovados, rumaram para as Américas.

Deixemos a história ( sempre enveredo por ela, devido a minha formação acadêmica ) da evolução humana de lado e falemos de momentos mais atuais. Desde o século XVII que a Europa, e depois a América, sugam tudo o que podem do continente negro ( embora, mais de 40% dos moradores do continente não sejam negros ). Primeiro retirando de lá os escravos para usarem como bichos em plantações. Depois suas riquezas naturais, sem se importar em criarem genocídios pelo domínio das áreas das minas. Enfim, o Continente sempre foi visto como um depósito, onde era só ir pegar o que necessário fosse para gerar riquezas para Europeus e, em menor escalar, Americanos.

Os mais atrasados, pobre e desiguais países dos mundo estão na África. Que possui em seu território 51 dos 54 minerais da Tabela Periódica. Em um cenário de pobreza, falta de educação e condições mínimas de saúde, as doenças proliferam. A Aids surgiu por lá, assim como o Ebola, que dizem ter sido contraído por pessoas que comiam morcegos. 

Pois bem, o Continente esquecido agora é motivo de todo tipo de atenção dos países ricos. Se a epidemia, em voga em 4 países africanos, sair de lá, poderemos reviver os horrores da Gripe Espanhola. E a mortalidade do vírus Ebola é maior do que o mal que afetou o mundo durante a primeira guerra. E que só no Brasil matou quase 200 mil pessoas. Projeções apontam que uma epidemia poderia matar, ao menos, 10 vezes mais.

Por isso todas as nações estão enviando ajuda humanitária e equipes de saúde para o foco da epidemia, na esperança de que ela possa ser detida onde está hoje. A OMS fez algo impensável: liberou remédios e vacinas ainda em fase de testes, dada a situação alarmante. 

Sabem como é, mortes de milhões na África não nos atinge, mas se for em nossa nação... e assim, tardiamente, o mundo descobre que existe uma parte do Globo que, sempre, merece atenção. Que foi o berço da civilização. E que, quanto ironia, pode ser a fonte do extermínio...

Seria a volta às origens? Seria o retorno ao pó previsto na Bíblia sendo levado ao extremo? Quem sabe, tomara que ainda dê tempo de salvar o mundo. E que a ajuda demonstrada agora, não cesse tão logo a epidemia seja controlada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário