quarta-feira, setembro 3

Ibope e Datafolha divulgam pesquisas: em ambas o PT não tem muito o que comemorar

A ordem está inversa, mas é a realidade. Segundo o Ibope, é claro...
O Ibope e Datafolha divulgaram mais uma rodada de pesquisas da corrida presidencial. Não sei exatamente o porque, mas o PT adorou os números. Explico mais a frente porque não existe o que ser comemorado. As pesquisas deixam claro que Aécio Neves ainda não tem estratégia para reverter a queda que sofreu desde a morte de Eduardo Campos, quase um mês atrás. Está estagnado em um patamar de 15% ( 14% no Datafolha ). Parece, realmente, fora da disputa... fiasco total para o seu partido. Adiante...

Dilma Rousseff ( PT ) melhorou 3 pontos no Ibope, saindo dos 34% para 37% e apenas um no Datafolha ( tinha 34% e agora tem 35% ). Quando uma virada parecia iminente, soa alvissareiro crescer. Parece... mas ela não reagiu quanto ao segundo turno, onde segue consideravelmente atrás de Marina Silva ( PSB ). Por falar na ex-Senadora, ela cresceu 4% no Ibope - portanto mais do que Dilma - e chegou aos 33%, antes tinha 29%. No Datafolha ela se manteve estável, com os 34% que tinha na sondagem anterior.

Aqui é que fica interessante: como comemorar uma pesquisa na qual a sua - nova - maior ameaça cresceu mais do que você, reduzindo a diferença entre elas? Sem sentido né? Pois é, eu também acho isso. A vantagem antes era de 5%, agora é 4%. Sem falar que no Datafolha realmente é empate técnico ( 35% x 34% ). Isso é empate técnico dentro da margem de erro da pesquisa. Não existe o que comemorar, quanto muito a não lamentar. O que é bem diferente.

No segundo turno, Marina segue na frente, embora Dilma tenha melhorado um pouco: tanto no Ibope ( 46 x 39 ) quanto no Datafolha ( 48 x 41 ) a vantagem é de 7%. O melhor cenário para Marina é no Ibope, pois Marina está mais distante dos 50% do que no Datafolha.

Tem muita água ainda para passar por debaixo da ponte, mas o PT tem pouco para comemorar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário