terça-feira, outubro 14

Hoje tem debate na Band.

Debates do segundo turno costumam ter peso na decisão do eleitor, porque são confrontos diretos

O primeiro debate do segundo turno da eleição presidencial começa daqui a pouco menos de uma hora. Será mais um embate entre Petistas ( representados por Dilma Rousseff ) contra o Tucanos ( representados por Aécio Neves ). Desde 2002 temos uma segunda votação para decidir quem será o Presidente pelos 4 anos posteriores. Até aqui, o PT venceu as 3 seguidas. Mas o jogo está diferente agora e a Presidente Dilma Roussseff chega em clara desvantagem.

Economia e um escândalo são as piores notícias que ela poderia querer. Tanto é verdade que ela mudou o sistema dos debates para as próximas edições, vetando perguntas de jornalistas. O motivo? Espera que tendo que responder apenas perguntas de Aécio ela se sairá melhor. Vamos ver, mas no de hoje ela terá que responder perguntas dos jornalistas da Band.

O Senador mineiro chega em um momento melhor, algo que nenhum dos seus antecessores viviam a esta altura da disputa: lidera a corrida e chega com reais chances de vencer. Além de ter vencido o debate que importava no primeiro turno, o da Globo. Algo, alíás, que foi fundamental para que ele virasse o jogo contra Marina Silva ( PSB ) e estivesse agora no segundo turno. Ele sabe que não precisa vencer os debates, empatar já deve resolver, mas é bom ter cuidado: em 2006 Geraldo Alckmin atacou ferozmente Lula pelo escândalo dos "aloprados" e o resultado foi desastroso para ele e sua campanha. José Serra também se perdeu em 2010, quando não teve saída para as acusações vigaristas de privatização da Petrobrás. Algo que agora Dilma não deverá fazer, pois... Veremos como se sai ele na condição de "líder".

A grande vantagem do segundo turno é que não existe via auxiliar de ninguém ( nem PSOL para Dilma e nem PSC para Aécio ), é olho no olho e tendo que responder com firmeza, se tiver é claro. Dilma não fica a vontade quando tem que falar sem "programação prévia". Isso não é uma crítica, é uma realidade. Ela precisará superar isso caso queira permanecer mais 4 anos como Presidente. Aécio por sua vez não pode passar impressão de esnobe, de quem se acha em vantagem, mesmo que esteja. Será preciso mostrar segurança e confiança tanto quando firmeza nas respostas.

Será o primeiro de 4 debates em 12 dias. Uma verdadeira jornada democrática. Depois eu farei uma análise do que de melhor rolar no debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário