domingo, outubro 12

Marina Silva declara voto em Aécio Neves

Marina Silva anunciou sua posição no segundo turno
Primeiros dias de Outubro de 2010. Existia no ar uma pequena chance de vitória para José Serra, ex-Governador de São Paulo, candidato do PSDB que, na bacia das almas conseguira chegar ao segundo turno. A então apenas ex-Ministra Chefe da Casa Civil Dilma Rousseff ( PT ) tivera uma amarga surpresa com as urnas, pois ela e seu partido contavam com a vitória no primeiro turno. Marina Silva, então Senadora e membro do PV, recebera 20% dos votos válidos e seu apoio era vital para que o Tucano tivesse alguma chance. Mas Marina lhe negou este apoio, ao dizer que ficaria neutra. Acontece que sua neutralidade equivalia apoiar Dilma de forma indireta. E Dilma, com todos sabemos, venceu por 14% dos votos válidos. Marina tivera, não custa lembrar, 20%. Façam as contas...

Passados 4 anos, estamos diante de uma situação parecida, mas que tem uma diferença: o Tucano da vez é Aécio Neves, ex-governador de Minas e atual Senador, e ele chega em uma crescente é já agregou apoios importantes, entre eles o do partido pelo qual Marina Silva disputou a eleição ( PSB ). Se em 2010 a chance de vitória era pequena e dependia do apoio da candidata que ficara em terceiro lugar, agora ela é muitas vezes maior. Ao ponto em que Aécio Neves ( PSDB ) está na frente em todas as pesquisas contra Dilma Rousseff ( PT ). Isso tornaria o apoio de Marina irrelevante? Pelo contrário...

Com Marina pedindo votos, Aécio fortalece a migração dos votos que  já lhe é favorável. Dilma Rousseff não está herdando muitos votos de Marina e isso o PT, Dilma, Lula e o marketeiro João Santana sabem, mas não estão tendo a resposta. Com Marina Silva andando ao seu lado, Aécio passará, ainda mais, a imagem do candidato da Unidade, que congrega forças distintas pela mudança. Fica mais fácil vencer com aliados fortes ao seu lado, isso todos sabem.

Marina Silva, na minha humilde opinião, corrige um erro cometido na eleição passada. E não é porque eu votei em Serra e queria que ele escolhesse-o para apoiar. Mas porque ela ficou em cima do muro e isso em política, é muito ruim. Ao que parece, ela aprendeu com o erro e escolheu um lado. 

Um comentário:

  1. E em Salgueiro, Alvinho faz campanha de Dilma. Foi uma pá de areia em Armando e agora será em Dilma. Pelo menos aprenda como enfrentar um adversário num debate. Dilma incauta que é, parte pra cima nos debates e fala coisas conexas. Repetitiva, é verdade, mas enfrenta o Aécio. Dr Marcones segue sem oposição em Salgueiro pra eleger, quem diria, seu poste tranquilamente. Saiu da base do PT e será da base do novo presidente. Administrador questionável mas de muita, muita sorte visto que nunca enfrentou adversários preparados. Pobre dos salgueirenses que vivem no caos das ruas centrais.

    ResponderExcluir