quinta-feira, outubro 2

Não existe crise, diz Dilma. Só que as Montadoras vão demitir...

Setor automobilístico é um termômetro da economia...
Muitos sabem, outros não... eu sou paulista de nascimento. Nasci em São Bernardo do Campo, berço da indústria de automóveis brasileira. Meu pai trabalhou por quase 10 anos na Volkswagen, sendo portanto um metalúrgico aposentado por assim dizer. Em 1981 quando ele saiu da empresa foi por meio de um PDV - Plano de Desligamento Voluntário. Naquele ano o Brasil quebrara totalmente e para as empresas era mais barato pagar para os funcionários saírem do que demiti-los... aliás, ainda hoje o é. Mas o PDV era necessário porque a economia ia mal.

Toda vez que as empresas do setor ( hoje espalhadas por diversos estados ) anunciam demissões é um péssimo sinal para a economia. Significa que os estoques estão altos e que existe mais produção. Como resolver? Demitir baby... E o que irão fazer as montadoras nacionais. Que além das demissões voluntários, darão Férias Coletivas aos que ficarem. Leia mais aqui.

A presidente Dilma Rousseff e o PT tentam, a todo custo, demonstrar que a situação brasileira é boa, que não existe crise. Quanto muito, eles dizem que o ritmo diminuiu porque o mundo está em crise, mas não o Brasil. Dilma, inclusive, disse em uma entrevista ao Bom Dia Brasil que a Alemanha iria crescer só 0,8% e o Brasil cresceria - segundo o Governo - 0,9%. Estava errada duas vezes: a) O Brasil vai crescer um terço do que ela disse, se muito; b) o 0,8% é a previsão de crescimento do segundo semestre da economia alemã, que no geral deve crescer 1,5%, 5 vezes o que deveremos crescer.

O que sei é, passados mais de 30 anos, demissão em Montadoras de Automóveis é sinal CLARO de crise na economia. Mas se você vota no PT, não vai acreditar nisso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário