segunda-feira, outubro 6

Porque Salgueiro seguirá sem Deputado Estadual?





Fico triste ao ver cidades menores do que a nossa com Deputado Federal e Estadual e nós não. Floresta tem 22 mil eleitores e terá dois representantes. Salgueiro tem mais de 35 mil e ficou de mãos vazias. Ou quase, já que conto Gonzaga Patriota como Deputado também de Salgueiro, mas é deixemos isso de lado, para outro texto.

O fato é que tivemos 4 candidaturas que foram fartamente apoiadas em Salgueiro. Antes de prosseguir, vamos ao votos de cada um deles:
  • Ednaldo Barros, PTB, obteve 7.437 votos. Vereador, era apoiado pelo empresário Aílton Souza e grupo;
  • Paulo Afonso, Solidariedade, obteve 6.038 votos. Além de ser Vereador, é ex-Prefeito e tinha apoios importantes;
  • George Arraes, PPS, obteve 3.686 votos. Jovem, teve basicamente o apoio da família e amigos;
  • Roberta Arraes, PSB, obteve 1.790 votos. Esposa do Prefeito de Araripina, foi apoiada pelo Prefeito Marcones e grupo e bateu chapa com a ex-Prefeita Creuza Pereira.
Alguns podem perguntar porque não incluo Augusto César na conta, já que ele foi apoiado pelo Vice-Prefeito Cacau. A resposta é simples: ele já tinha diversos apoios aqui em eleições passadas e a campanha dele aqui não chegou perto do que as outras citadas fizeram. Adiante.

Somando os votos dos 4 candidatos citados, temos 18.951. Um número nada desprezível, mas que não serviu, na prática, para nada. Ednaldo Barros ficou a 6 votos de alcançar 10mil, ou seja, só conseguiu buscar pouco mais de 2,5 mil votos nas outras cidades de Pernambuco. Paulo Afonso terminou com 8.373, um incremento de de 2,7 mil votos. George Arraes 4.885, somando mais 1,2 mil votos. Roberta Arraes, por ser forte em uma cidade com mais eleitores que a nossa, demonstrou um bom desempenho, chegando 38 mil, mas ficando na 4ª suplência do Chapão do PSB. Ou seja, nenhum foi eleito.

Olhando os números eu fico sem saber direito se os políticos aguardam conseguir os votos para eleger-se só com os votos de Salgueiro ou se falta articulação política para angariar outras cidades com boa votação. Os nossos deputados ( excluindo Roberta ) somados conseguiram 6,4 mil votos em todas as outras cidades do Estado, isso é patético, para não dizer vergonhoso...

Ficaremos mais 4 anos sem representante, porque: a) não temos votos suficiente para eleger um deputado; b) não temos união suficiente para lançarmos apenas um candidato; e c) o ego prevalece, porque alguns saem candidatos ou apoiam pensando apenas na eleição seguinte, a de prefeito.

E assim ficamos sem força. Sem representação.

7 comentários:

  1. Aqui é um jogo de interesses exclusivamente pessoais. Ninguém pensa na cidade ou no povo. É puro revanchismo e arenga principalmente das zebras. Os leões são autofágicos.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, se fosse lançado apenas um candidato talvez seria eleito, mais foram logo três, aí fica difícil...Temos mesmo é que nos conformar sem um deputado para representar nossa cidade.

    ResponderExcluir
  3. Tudo culpa das zebras....é o que tenho a dizer.

    ResponderExcluir
  4. É realmente estranho, e também triste, uma cidade do porte e da importância de Salgueiro ser, ao que me parece, tão dividida. E quem perde?!?!?!

    ResponderExcluir
  5. O numero de roberta arraes ta errado! ela tirou 30.030, so que nao conseguiu se eleger

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ela tirou 38.030. Acabei de conferir no site do TSE.

      Excluir
  6. Também os dois estaduais que tivemos eleitos no passado foram um desastre só. Tá aí a explicação pra desconfiança dos eleitores!

    ResponderExcluir