quinta-feira, outubro 23

Ibope e Datafolha apontam crescimento de Dilma frente a Aécio

Dilma, segundo Ibope e Datafolha, está perto da re-eleição
Nova rodada de pesquisas Datafolha e Ibope trouxeram mais boas notícias para a Presidente Dilma Rousseff ( PT ) e sérias preocupações para o Senador Aécio Neves ( PSDB ). A estarem certos os números divulgados hoje, faltando 3 dias para a realização do 2º Turno, ele precisará ser quase que espetacular no debate de sexta na Rede Globo para conseguir reverter tal quadro, se é que isso seja possível. Ainda com relação ao debate: no primeiro turno ele vinha crescendo e Marina despencando, agora ele é quem está caindo, e o debate foi na quinta, agora será na sexta, pouco tempo - creio eu - para surtir efeito.

Vamos aos números:
  • Datafolha: Dilma tem 53% contra 47% de Aécio. A rejeição de Dilma é de 37% contra 41% para Aécio;
  • Ibope: Dilma tem 54% contra 46% de Aécio. Na rejeição, Aécio tem 42% contra 36 de Dilma.
Analisando friamente, temos um quadro amplamente favorável a petista. Além de estar na frente acima da margem de erro nas duas pesquisas, tem menos rejeição do que o adversário, o que dificulta reviravoltas de última hora. Contudo é preciso pontuar que no primeiro turno, Dilma aparecia com 46% dos votos válidos e Aécio com 26% e o resultado final foi de 41,59% a 33,55%. Ou seja, ele cresceu 7% a mais do que lhe davam as pesquisas e ela recuou quase 5%. Se tal fenômeno acontecer, o cenário pode se inverter...

E isto não é torcida minha, apenas é comparar o que diziam as pesquisa no dia 04 e o que aconteceu no dia 05. Mas é inegável que isso traz mais confiança para Dilma e o PT. E eu não sou de remar contra a maré... Ela será re-eleita? É o mais provável hoje. Domingo, eu não garanto... nem os institutos garantem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário