segunda-feira, outubro 13

Pela primeira vez, após 19 quedas consecutivas, Focus melhora projeção do PIB

Previsão do PIB parou de cair, mas ainda assim é muito, mas muito baixo...
O leitor do Blog já deve estar familiarizado com o Boletim Focus, mas como existe uma "audiência" rotativa, sempre é bom explicar o que ele é e representa. O Banco Central ouve os analistas de Bancos, Financeiras e Operadores da Bolsa e edita um Boletim, que é divulgado toda segunda-feira. Ele mede o humor do mercado diante da situação atual e, sobretudo, as perspectivas futuras ( para ler mais, clique aqui ).

Nas últimas 19 divulgações anteriores o Boletim mostrara um PIB - Produto Interno Bruto - menor do que edição anterior. Dessa vez, essa cadeia foi quebrada, mas nada muito animador. No da semana passada a previsão era de um crescimento da economia de 0,24% e agora é de 0,28%. O só confirma o erro grave cometido pelo atual Governo, porque normalmente crescimento baixo pede Taxa de Juros igualmente baixa para poder incentivar o crescimento. Mas a nossa está em 11%. E o mercado prevê que a mesma não irá baixar pro ano que vem. O PIB para 2015 foi estimado em 1%, igualmente ruim.

A Inflação também faz parte do Boletim e a deste ano foi estimada em 6,45%, quase no Teto da Meta. Só para lembrar a meta é de 4,5% e no Governo Dilma a inflação sempre ficou bem acima desse patamar. Para 2015 a previsão é de 6,3%. Ou seja, mais um ano de inflação alta.

Realmente, as notícias estão bem longe de serem animadoras...

Nenhum comentário:

Postar um comentário