sexta-feira, maio 23

1930: O Uruguai vence a primeira Copa

Os primeiros campeões do mundo, a Celeste Olímpica
Jules Rimet, francês, tinha um sonho: realizar uma competição entre Seleções. Só tinha um problema: os europeus não viam a ideia com bons olhos, preferiam jogar o torneio olímpico, como faziam desde 1908 em Londres. Só em 1929 foi que apareceu um país que bancou a ideia: o Uruguai. O torneio reuniria 16 Seleções e uma Taça foi confeccionada:

O objeto de desejo. Que nem mais existe...
O Uruguai não escolheu sediar a Copa a toa. Era bi-campeã olímpica ( 1924 em Paris e 1928 na Antuérpia ). Em tese era a melhor seleção do mundo. Havia maravilhado os europeus com seu futebol vistoso e de toque de bola. Era o candidato ideal. E único. Todavia, viagens entre continentes naquela época eram bem complicadas. E caras, além disso. 2 meses antes da Copa nenhuma seleção europeia confirmara participação. Ai Fifa e o Governo Uruguaios interviram e ofereceram custear as despesas de quem fosse até o Uruguai. Após apelo pessoal de Rimet, apenas 4 seleções toparam participar e a Copa teria apenas 13 participantes, assim distribuídos por continente, tirando o país sede:
  • América do Sul: Brasil, Argentina, Paraguai, Peru, Chile e Bolívia;
  • Europa: França, Romênia, Bélgica e Iugoslávia;
  • América do Norte: Estados Unidos e México;
Foram formados 4 Grupos:
  • A: Argentina, México, França e Chile;
  • B: Iugoslávia, Brasil e Bolívia;
  • C: Uruguai, Romênia e Peru;
  • D: Estados Unidos, Paraguai e Bélgica.
Os campeões de cada grupo se enfrentariam nas semi-finais. Os argentinos sobraram no grupo A, e decidiram a vaga contra o Chile, vencendo-os por 3x1. Neste grupo também aconteceu o primeiro gol em copas, marcado pelo francês Laurent. No Grupo B a Iugoslávia passou com duas vitórias sem maiores problemas. O anfitrião sofreu na estreia diante do Peru, mas depois massacrou os romenos por 4x0. Por fim, no Grupo D os Estados Unidos(!!!) classificou-se com dois 3-0. Eram outros tempos...

Nas semi-finais Argentina e Uruguai passaram o rodo nos rivais pelo mesmo placar de 6x1, frente Estados Unidos e Iugoslávia respectivamente. E foram decidir quem seria o primeiro campeão do Mundo, porém poucos sabem que antes da partida uma celeuma quase impediu a peleja: a escolha da bola da final. Cada país usara, até ali, suas próprias bolas ( parece piada comparado com os dias atuais ). E foi o próprio Jules Rimet quem resolveu o problema: cada tempo teria uma bola.

E com sua bola ( mais pesada ), os argentinos venceram o primeiro tempo por 2x1 ( Pablo Dorado abriu o placar aos 12', com Carlos Peucelle ( 20' ) e Guillermo Stábile ( 37' )virando o placar ). No segundo tempo veio a fora dos donos da casa com um 3x0, usando a bola uruguaia ( Pedro Cea ( 57' ), Santos Iriarte ( 68' ) e Héctor Castro ( 89' ) deram número finais ). E festa no estádio Centenário, construído para a Copa e inaugurado durante a mesma ( qualquer lembrança com 2014?? ). E como eram de fato outros tempos, vejam como foi a entrega da Copa ao Campeão:

Jules Rimet, a esquerda, entrega a taça para Dr. Paul Jude, presidente da AUF.
O artilheiro foi o argentino Stábile com 8 gols.

Guillermo Stébile
Brasil na Copa

Seleção só de cariocas não fez boa campanha...
O Brasil não fazia parte da elite do futebol mundial nos anos 30. Não era respeitado e tampouco temido. E não levou o que tinha de melhor: por conta de uma briga entre duas Federações ( uma amadora e outra em vias de virar profissional ), o time que foi ao vizinho Uruguai era formado praticamente somente por cariocas. Apenas o santista Araken Patuska, que brigara com o time, era paulista. Enfraquecida em suma. 

A estreia ( 14/7 ) foi contra a Iugoslávia, perder era ser eliminado logo de cara. E os jogo foi um passeio do time dos balcãs: 2x1. Preguinho, Fluminense, marcou o gol do Brasil aos 17' do segundo tempo. Seis dias depois, o Brasil despedia-se da primeira Copa goleando a Bolívia por 4x0, gols de Moderato e Preguinho, dois em cada tempo.

O destaque do Brasil acabou sendo o Center Half do Vasco da Gama ( atual volante ) Fausto, que foi chamado de a Maravilha Negra. 

Patrocínio:

Nenhum comentário:

Postar um comentário