segunda-feira, maio 12

Favoritos para a Copa: Alemanha

Olho neles, afinal desde 1954 eles nunca ficaram mais do que duas Copas sem irem, sequer, a final...
A Copa sempre tem uma lista fixa de favoritas e, raramente, aparecem surpresas. Desde que a França venceu em 98, jogando em casa, que a lista sempre inclui: Brasil, Itália, França, Argentina, Espanha ( embora sempre pipocasse até 2010 ) e a Alemanha. Eventualmente alguns times aparecem na lista ( Colômbia em 94? ), mas o rol dos favoritos raramente sai destes nomes. E um destes times tem a incrível marca 7 finais em 15 Copas ( desde a primeira final em 54 ): os alemães.

O time germânico sempre foi conhecido por sua força em detrimento da técnica, embora um dos imortais dos mundiais seja o Kaiser Benckenbauer. Quem em breve será um dos listados como craques das Copas, aqui a foto mais importante dele:
Levantar uma Copa em casa... privilégio para poucos. o Kaiser tem.
Por falar em Copa da França, foi depois da eliminação para a surpreendente Croácia que os dirigentes alemães ligaram o sinal de alerta. E o time fez pior ainda na Euro 2000, sendo eliminada na fase de grupos. E o país iria receber uma Copa do Mundo em 6 anos!!! Foram atrás das melhores ideias que existiam disponíveis para melhorar o futebol por lá. E resolveram trabalhar em 3 frentes:
  • Base. Foram construídos diversos Centros de Treinamento por toda a Alemanha para formarem novos talentos, todos sob a supervisão de uma Comissão, formada por ex-jogadores;
  • Bundesliga. O campeonato nacional passou a ter regras que incluíssem estes jovens jogadores. Cada time passou a ter uma divisão de base com diversas categorias que ficaram supervisionadas pela Comissão de ex-jogadores;
  • Seleção. Renovar foi a chave. E o resultado já apareceu em 2002, pois o time foi a final e perdeu para o Brasil.
E na Copa organizada por lá, o time mostrou uma Alemanha mais jovem e com um futebol mais alegre e envolvente. 4 anos depois só parariam na campeã Espanha. Ano passado dois times alemães decidiram a Liga dos Campeões da Europa. O Bayern é seguramente um dos 3 melhores times do mundo. Tanta mudança, é claro, os tornam mais favoritos agora do que eram na África do Sul.


O time base do time comandado por Joachim Low é assim escalado: Neuer, Lahm, Mertesacker, Hummels, Schmelzer; Khedira e Schweinsteiger; Muller, Özil, Reus e Klose. Um timaço, exceção ao veterano Klose. Ainda são opções Gotze, Kroos e Podolski. É possível afirmar que os alemães tenham 3 dos 20 melhores goleiros do mundo. Existem outras opções na defesa. As laterais é que parecem mais pobres.

O time alemão vai ficar concentrado em uma fortaleza construída por seu patrocinadores ( uma forma de não ter que usar os da FIFA ) na costa da Bahia. É um time perigoso, que alia a força com qualidades técnicas visíveis. Olho neles.

O CRAQUE

Volante? Meia? Um zagueiro com saída de passes? Craque com certeza.
Bastian Schweinsteiger. Eis o nome do craque da Alemanha 2014. Mas a qualidade do elenco é tão grande que é dificil escolher, mas o "porco" leva essa parada ( seu nome, em alemão, parece demais com o do animal ). Volante, meia ou um zagueiro mais avançado? Ele faz as três funções de acordo com a necessidade da partida. Ele tem inteligência de sobra para mudar de função dentro dos jogos, tornando-o um atleta perigo para os esquemas adversários.

Líder do Bayern de Munique campeão de tudo em 2013, falta a ele um título pela Alemanha. E a chance no Brasil é real. Schweinsteiger está com 30 anos. Ainda não é um veterano e encontra-se no auge de sua forma física e técnica. Daqui a 4 anos terá 34 anos e talvez falte-lhe pernas para buscar a glória. 

Seja como for, se a Alemanha vencer a Copa ele deverá ser o craque do campeão. Olho no porco!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário