sexta-feira, maio 9

Datafolha também aponta chance real de termos segundo turno

Ao que parece, o segundo turno é logo ali...
A pesquisa Isto É Sensus fora criticada pelos petistas porque, supostamente, favoreceria a Aécio Neves, pois o formulário apresentado ao entrevistado estava em ordem alfabética e os outros institutos usariam um disco, sem deixar um nome na frente do outro. Acontece que eu não vi eles reclamarem de Dilma vir antes de Eduardo...

Pois bem, hoje o Datafolha liberou mais uma rodada da sua pesquisa pela corrida presidencial. E, que coisa, nela também a chance de segundo turno é bem real. Nela também Dilma cai mais um puco ( dentro da margem de erro convém lembrar ), mas Aécio Neves subiu 4 pontos e pela primeira chega aos 20 pontos no Instituto. Eduardo Campos segue galgando de 1 ponto em 1 ponto e agora tem 11% ( também podendo ser creditado a uma variação dentro da marge de erro da pesquisa ).

A soma de Aécio e Eduardo é de 31% e os nanicos somam 7% ( para ver quem são clique aqui ), o que dá um total de 38%. Como Dilma tem 37%, temos um real cenário de segundo turno. Dilma continua tendo com o que preocupar. Vejam, por exemplo, os números abaixo:



Quanto mais conhecido o candidato é, menor é o seu potencial de crescimento. Dilma, óbvio, é a candidata mais conhecida por ser - mais óbvio ainda - a Presidente. Estar caindo neste cenário é duplamente preocupante. 52% dos entrevistado disseram conhecê-la bem, enquanto que 17 dizem o mesmo de Aécio e míseros 7 de Eduardo.  Espanta que apenas 14% estejam entre os que ouviram falar ( 13% ) e não conhece ( 1% ). Aécio soma 58% neste cenário ( 36 - 22 ) e Eduardo tem impressionantes 75% ( 35 - 40 ). São estes números que me permitem dizer, sem qualquer partidarismo incluso, que as chances de segundo são enormes.

Outro dado do quadro acima me chama atenção: Aécio é considerado mais preparado do que Dilma ( 19x15 ). Claro que Lula é citado por 38%, mas ele - em tese - não será candidato. Eduardo aparece bem cotado com 10%, o que interessante e sugere que todos os que nele votam o consideram um excelente candidato. Curioso, sem dúvida. Abaixo temos outro quadro, interessante, vejam ele:


Dilma lidera a rejeição, o que é mais um dado preocupante para ela. Campos tem 33 e Aécio 31, quase o mesmo número. Quem é mais rejeitado, tem menos chance de crescer e de evitar queda. Observem que Lula tem menos rejeição e isso é preocupante, dado que ele é do mesmo partido de Dilma. Tem gente que é petista mas não vai votar em Dilma.

Por fim os dados do segundo turno começam a apontar que Dilma possa não apenas a ter que se preocupar com o primeiro turno, mas também com o segundo: a diferença para Aécio é de apenas 11 pontos. 6 meses atrás era de 26!!! Eduardo também começa a melhorar, mas ainda não parece forte o suficiente. Mas ele vem ganhando força.

O que se sabe é que a tendência é de queda da Presidente e subida dos rivais. E o segundo turno é logo ali...

Um comentário:

  1. Acho dificil o Lulla se candidatar. Não por que ele não queira mas sim porque ele bem assessorado que está, sabe que o País está quebrado, a imagem no exterior abaixo de zero e ele vai afundar junto com o PT se for eleito.
    Vaidoso como ele é, não vai entrar na canoa furada só para contentar os canhotopatas pela sua volta.

    ResponderExcluir