domingo, maio 4

Quando a vida não vale nem uma privada...

Para alguém ( ou alguns ), a vida de Paulo Ricardo não valia nem uma privada...
Mapa demonstrando onde aconteceu a barbaridade...
O corpo coberto... até agora, ninguém sabe, ninguém viu quem foram as covardes autores deste crime...
A vida tem pouco valor nos dias atuais. Mata-se banalmente por quase tudo. Antigamente os assassinatos aconteciam em roubos feitos a residências, pequenos furtos nas ruas nem levavam a vítima a ser alvejada. Hoje em dia, até um simples par de tênis pode lhe ceifar a sua vida e nem mesmo entregar o bem assim que o mesmo é requisitado serve mais. As cenas do menor que estava a 2 dias de completar 18 anos matando o rapaz que acabara de lhe entregar o celular chocaram quase todos ( exceto aqueles que são contra qualquer alteração no ECA ).

Mas o que aconteceu na sexta-feira vai além disso. Um assaltante escolhe a sua vítima e decide tirar-lhe a vida. Jogar duas privadas do alto da arquibancada superior de um estádio é algo muito mais asqueroso e desumano. Deixa ao aleatório. No caso do assalto você é escolhido por algum motivo financeiro ( celular, carro, bolsa, tênis e etc ). Não quero com isso dizer que o latrocínio, roubo seguido de morte, é mais aceitável do que jogar uma privada. Não é isso e sim apontar que quem fez isso na sexta é alguém pior, alguém mais deplorável e alguém mais desumano.

As guerras de torcida não existem apenas aqui ( a final da Copa da Itália o pau comeu de verdade, tendo que os jogadores negociarem com os "ultras" o começo da partida ), mas isso não pode ser desculpa para que nada façamos. Existem grandes exemplos a serem seguidos, sobretudo os da Inglaterra, onde os briguentos podem ficar o resto da vida sem poderem ir a um estádio novamente ( e se apresentar a uma delegacia pré-determinada pela justiça 2 horas antes e de lá só sair 2 horas depois, sem poder levar qualquer meio para acompanhar o jogo do seu time ). Aqui duzentos torcedores do  Corinthians invadiram o Centro de Treinamento do clube, uns poucos foram presos e já estão todos soltos. Os que invadiram queriam, se os jogadores não se trancassem no vestiário, violentar os atletas, talvez até matar alguém. Seguem indo aos estádios e, pior, recebendo benesses dos Diretores(??) do clube.

Até a Presidente Dilma pronunciou-se sobre o caso, reforçando que o caso realmente choca. A proposta dela ( Delegacias nos estádios ) ajudaria, mas sozinha não vai resolver o problema. Mas mostra que a nossa presidente está antenada, ponto para ela. a CBF interditou o estádio do Arruda ( o STJD preventivamente determinou duas partidas de punição ), mas o Santa Cruz já começou dando bola fora ao dizer que é vítima, jogando para a torcida a responsabilidade total do caso. Acho que caberia ao Santa Cruz, que sim é prejudicado, bater o pé dizer: torcida organizada estará banida do estádio, ficando proibido entrar com qualquer menção a elas.

É preciso desestimular que os torcedores integrem estes bandos e isso tem que começar pelos clubes, barrando estes covardes de entrarem nos estádios fardados. Até porque esses integrantes dos bandos criminosos muitas vezes nem camisa do clube tem e sim da torcida a qual fazem parte. Também não se associam ao clube, mas pagam religiosamente a mensalidade para a torcida.

O que temos de saldo é que Paulo Ricardo Gomes da Silva, 26 anos e torcedor do Sport, foi a vítima da vez. Ele, também um integrante de bando organizado ( no caso a Jovem do Sport ), foi escolhido aleatoriamente. E que fique claro que mais gente poderia ter perdido a vida. Dados a altura e o peso das bacias sanitárias a tragédia poderia ter sido maior.

E iremos realizar uma Copa. E nada foi feito - NADA - para melhorar o futebol e tudo que existe no seu entorno. E vamos sediar uma Copa...

Um comentário:

  1. Sabe pq o Santa Cruz não toma uma atitude contra suas organizadas. Pq o presidente foi reeleito vereador do Recife com o apoio delas. E agora, tem moral pra fazer algo?!?!?!?!?

    ResponderExcluir