quinta-feira, maio 22

Ibope: Dilma sobe, mas os rivais sobem mais ainda

Observem a tendência dos candidatos... isso é o dado importante.
O Ibope divulgou hoje uma outra pesquisa da corrida presidencial. Desde a segunda que diversos Blogs financiados com dinheiro de estatais ( e obviamente, pró-governo ) cantavam a pedra de que Dilma melhorara seu desempenho. Eis que, surpreendentemente, ela de fato cresceu 4 pontos, voltar para o patamar de Março alcançando os 40%. Ok, é o fato. Mas isso não é uma boa notícia para a Presidente e sua equipe de campanha. Eu explico o porque:
  • Aécio Neves ( PSDB ) tinha 13% em Março. Agora tem 20%. E tinha 14% em Abril. Cresceu 7% em dois meses. Algo destacável, com certeza;
  • Eduardo Campos ( PSB ) tinha parcos 6% dois meses atrás. Manteve o patamar em Abril e agora tem 11%. Praticamente dobrou o número que tinha;
  • A soma dos dois principais adversários de Dilma era 19% em Março, subiu para 20% em Abril e agora chegou a 31%. A vantagem de Dilma sobre os dois caiu, portanto, de confortáveis 21% para apenas 9%. Ao contrário do que diversas pessoas podem ter dito, as coisas não estão melhores para Dilma. Não estão ruins como nas outras pesquisas, mas estão longe de serem tranquilas como a 60 dias. Existe uma clara tendência de irmos ao segundo turno.
  • Os outros candidatos nanicos, somavam 4 pontos e agora são 5 pontos. Somados aos 31% de Aécio e Eduardo, dá 36%. A margem de erro é de 2%. De certo modo é possível afirmar que teremos segundo turno e de que não teremos. Isso segundo o Ibope, também está indefinido, mas com um cenário mais favorável a Dilma.
É quase certeza que os petistas/petralhas irão fazer troça no Facebook. Por enquanto é mais vontade do que realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário